Gabarito oficial do Enem 2022 é divulgado pelo Inep; saiba consultar

Candidatos do Enem 2022 já podem consultar o gabarito oficial pela internet. O documento mostra questão de matemática que foi anulada.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram realizadas nos dois últimos domingos, dias 13 e 20 de novembro respectivamente. Os resultados finais com as notas serão divulgados somente em fevereiro de 2023. Mas os candidatos já podem consultar o gabarito oficial do Enem 2022 para conferir seus erros e acertos.

Leia também

Os documentos foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do vestibular. As respostas estão divididas pela cor do caderno (amarelo, azul, branco, cinza e rosa). Também há cadernos específicos para quem fez as provas em Libras, braile ou no formato digital.

Saiba consultar o gabarito oficial do Enem 2022

Enem 2022: confira quando sairão os gabaritos oficiais das provas
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO.

Os candidatos do Exame responderam 180 questões de múltipla escolha dividas em duas partes de 90. No primeiro domingo, os candidatos responderam sobre Ciências Humanas e Linguagens. Já no segundo dia, as perguntas foram sobre Ciências da Natureza e Matemática.

Logo após cada uma das rodadas, foram liberadas as respostas preliminares para que os estudantes pudessem medir o seu desempenho. Nesta quarta-feira (23/11), o Inep liberou o gabarito oficial do Enem 2022. Para consultar o documento, basta:

  1. Acessar o portal do Inep;
  2. Selecionar o ano “2022”;
  3. Encontrar o caderno que você fez a prova (Ex.: 1° Dia – Caderno  2 – Amarelo – Aplicação Regular);
  4. Clicar sobre o link azul “Gabarito”.

As respostas estão divididas em duas listas, sendo uma da Aplicação Regular e a outra de Aplicação Digital. Certifique-se de encontrar o caderno na lista correta.

Questão de matemática cancelada no Enem 2022

Do total, o gabarito oficial do Enem 2022 teve apenas uma questão cancelada na parte de Matemática. A pergunta pede que os estudantes marquem qual é a expressão algébrica que representa o salário de um vendedor, considerando parcela fixa, número de peças vendidas e comissão.

No entanto, nenhuma das opções apresentadas pela prova está correta e foram contestadas por professores de matemática. Como a anulação, independentemente de qual foi a alternativa marcada, os candidatos não serão prejudicados. Sendo assim, a questão apenas não será contabilizada na nota. A pergunta é de número:

  • 141 no caderno rosa;
  • 175 no caderno amarelo; e
  • 157 nos cadernos azul e cinza.

Confira a questão anulada:

gabarito enem 2022, questão cancelada enem 2022
Foto: Reprodução / Prova Enem 2022

Qual foi o tema da redação do Enem 2022

redação enem, palavras para não usar na redação do enem, como fazer uma boa redação no enem
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Além das questões de múltipla escolha, no primeiro dia de provas, o Exame contou com uma redação. Os estudantes tiveram que redigir um texto dissertativo de até 30 linhas sob o tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Para isso, foram disponibilizados textos motivadores como inspiração.

Diferentemente das perguntas, essa parte não tem o gabarito oficial do Enem 2022 divulgado. Os candidatos devem esperar a nota da redação ser publicada junto com as demais. Para quem realizou a prova como treineiro, o Inep irá liberar o espelho da redação em abril. O documento irá apresentar o texto e as correções feitas.

Leia também


você pode gostar também

Novo Enem: veja as mudanças previstas para os próximos anos

Novo Enem deverá passar por alterações a partir de 2024. Mudanças atingirão formato da prova, disciplinas, entre outros aspectos.

MEC divulga datas para inscrições no SiSU, Fies e ProUni 2023

Os estudantes que participaram do Enem podem planejar para concorrer às vagas, e ingressar no SiSU, Fies ou ProUni 2023

SENAC abre 33 cursos online e gratuitos; confira as opções

Os 33 cursos online e gratuitos do Senac são para diversas áreas e podem ter pré-requisitos. Confira como se inscrever.

MEC oferece mais de 100 cursos online no país; opções são gratuitas

Aulas acontecem em ambiente totalmente digital e gratuito, para ampliar a oferta a milhares de estudantes em áreas diferentes do conhecimento, como turismo, comunicação e outras.

Gabarito Enem é divulgado pelo Inep; veja como consultar

O Inep divulgou também os cadernos de prova completos com todas as questões aplicadas nesta edição do Enem, tanto impresso, quanto digital

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2022 ficará aberto até sexta, 25

Os candidatos do Enem 2022 que não conseguiram realizar a prova por conta de problemas específicos poderão solicitar a reaplicação até sexta, 25 de novembro.