Faculdade XP oferece mais de 400 vagas para cursos gratuitos de tecnologia

A Faculdade XP foi lançada em junho deste ano, oferecendo titulações em cursos de tecnologia essenciais para a formação profissional.

A Faculdade XP abriu, na última quarta-feira (16) novas vagas para interessados em realizar seus cursos de tecnologia, sendo todos 100% gratuitos. Neste sentido, a Faculdade XP oferece mais de 400 vagas para as opções gratuitas, sendo metade delas destinadas a mulheres e pessoas negras ou pardas.

Leia também

As inscrições estão disponíveis para três cursos de ensino superior da empresa, com prazo até 12 de janeiro de 2023. As oportunidades de estudo são para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência de Dados e Sistema de Informação.

A graduação não tem custo, mas a taxa de inscrição custa R$ 147. Contudo, a empresa oferece isenção de taxa para todos os inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico), base de dados que reúne informações sobre famílias em situações de pobreza e extrema pobreza.

Faculdade XP oferece mais de 400 vagas em cursos gratuitos: como se inscrever

Para começar os estudos na Faculdade XP, os interessados devem acessar o site da iniciativa e passar por um processo seletivo dinâmico, que possui duas etapas.

Durante a primeira fase, é preciso escolher o modelo de avaliação teórica, que pode ser tanto uma prova de conhecimentos gerais da XP ou o Enem. Logo depois, é disponibilizado um questionário de motivação, junto de um “minicamp” de duas semanas.

Os aprovados nesta etapa serão avaliados por meio de um teste cognitivo e comportamental. Após escolher o modelo de avaliação, na segunda fase, é realizada propriamente a prova, ou é usada a nota do Enem, com base no que o estudante selecionou.

O primeiro processo seletivo começou em junho. Até então, a Faculdade XP já recebeu cerca de 130 mil inscrições, com mais de 300 candidatos por vaga. As aulas para este grupo começaram em agosto, mas as novas já estão disponíveis para serem preenchidas.

Sobre os cursos gratuitos da XP

Os cursos oferecidos pela empresa são remotos e ao vivo, permitindo a interação em tempo real com os professores. As inscrições estão disponíveis para profissionais e estudantes de todo o Brasil, e os instrutores das três graduações possuem experiência em suas respectivas áreas e no mercado de trabalho.

Além disso, os cursos disponíveis são conectados ao ecossistema da empresa. Isso permite um aprendizado prático dos alunos, de forma que integrem seus conhecimentos às demandas de uma grande companhia, aprendendo desde cedo como manobrar no mercado de trabalho.

Durante o período do processo seletivo, o “minicamp” é baseado em um curso prático de duas semanas. Nele, o estudante irá aprender sobre conceitos básicos de programação de software, descobrindo mais sobre a metodologia de ensino da XP.

Assim como a graduação em si, o curso rápido é constituído por aulas ao vivo, ou gravadas, e testes práticos. Após a conclusão, o candidato ainda recebe um certificado, mesmo quando não é aprovado para a segunda etapa do processo seletivo.

Faculdade XP

A Faculdade XP foi lançada em junho deste ano, sendo uma manobra da empresa para formar estudantes imersos em sua cultura desde o início. Para contornar a futura escassez da profissão, a XP vem oferecendo vagas para cursos essenciais da área. Além dos cursos oferecidos neste processo seletivo, existem ainda titulações em Banco de Dados e Defesa Cibernética.

Leia também


você pode gostar também

SENAC abre 33 cursos online e gratuitos; confira as opções

Os 33 cursos online e gratuitos do Senac são para diversas áreas e podem ter pré-requisitos. Confira como se inscrever.

MEC oferece mais de 100 cursos online no país; opções são gratuitas

Aulas acontecem em ambiente totalmente digital e gratuito, para ampliar a oferta a milhares de estudantes em áreas diferentes do conhecimento, como turismo, comunicação e outras.

Gabarito Enem é divulgado pelo Inep; veja como consultar

O Inep divulgou também os cadernos de prova completos com todas as questões aplicadas nesta edição do Enem, tanto impresso, quanto digital

Gabarito oficial do Enem 2022 é divulgado pelo Inep; saiba consultar

Candidatos do Enem 2022 já podem consultar o gabarito oficial pela internet. O documento mostra questão de matemática que foi anulada.

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2022 ficará aberto até sexta, 25

Os candidatos do Enem 2022 que não conseguiram realizar a prova por conta de problemas específicos poderão solicitar a reaplicação até sexta, 25 de novembro.

SENAI abre 16 cursos online gratuitos no país; veja as opções

Buscando a profissionalização dos cidadãos em diversas áreas do mercado de trabalho, o SENAI abre 16 cursos online gratuitos para todos os cidadãos.