Encceja: veja como será possível emitir o certificado deste ano

O certificado do Encceja terá a emissão liberada pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais após a divulgação dos resultados oficiais.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 teve as provas realizadas no final de agosto. Agora, muitos participantes aguardam os resultados para saberem se foram aprovados. Quem conseguiu atingir a nota mínima do Encceja poderá emitir o certificado de conclusão de nível.

continua depois da publicidade

A partir desse documento, pessoas que não conseguiram terminar o ensino fundamental ou o ensino médio na época certa podem passar para a próxima etapa de ensino. Com o diploma, também é possível comprovar o nível de escolaridade em concursos públicos e processos seletivos.

Como emitir o certificado do Encceja 2022?

certificado encceja, emitir certificado encceja, diploma encceja

Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

Leia também

Todas as etapas do exame são realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No entanto, os diplomas são de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação, tanto no caso de ensino fundamental como no caso de ensino médio.

Já os Institutos Federais que têm parceria com o Inep só podem lançar os documentos relativos ao nível médio. Ao todo, existem 383 instituições de ensino que podem emitir o certificado do Encceja. Para solicitar o diploma é preciso:

continua depois da publicidade
  1. Verificar os resultados para saber se passou na prova (esses ainda serão divulgados);
  2. Conferir qual é a Secretaria Estadual de Educação ou Instituto Federal responsável pelo diploma em seu estado;
  3. Ir até a unidade certificadora ou solicitar a emissão do certificado do Encceja de forma online (nesse caso, é preciso verificar se a instituição oferece essa opção);
  4. Apresentar documento de identificação com foto (RG), CPF, boletim/resultado da prova e número de inscrição no Exame.

Assim, um servidor poderá verificar a originalidade dos dados de pontuação e declarações de proficiência que comprovem a aprovação. Para saber quais são as instituições parceiras do Inep que podem emitir o certificado do Encceja, basta olhar nos anexos do edital da prova.

Já é possível consultar os gabaritos do Encceja

As provas do Encceja 2022 foram realizadas no dia 28 de agosto em 622 cidades brasileiras, contando com 547 mil participantes. Essa foi apenas uma parte das pessoas que se inscreveram. Ao todo, mais de 1,7 milhões de pessoas se candidataram para fazer as avaliações.

continua depois da publicidade

No dia 12 de setembro, o Inep liberou os gabaritos para que os candidatos pudessem corrigir as questões e calcular uma nota preliminar. As respostas oficiais podem ser conferidas pelo site do Inep. Já os resultados finais ainda terão a data informada e poderão ser acessados pelo Sistema Encceja.

Só depois disso os candidatos poderão emitir o certificado do Encceja. Para isso, é preciso ter atingido, pelo menos:

  • 100 pontos em cada disciplina da prova objetiva;
  • 5 pontos na redação.

Caso o participante tenha tirado nota menor em algum eixo, é possível pedir certificação parcial indicando a aprovação apenas em matérias específicas. Assim, na próxima edição, o candidato só precisará realizar prova das disciplinas que ficarem faltando.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade