Fies: inscrições para 2º semestre estão abertas; veja calendário oficial

Estudantes podem se candidatar ao programa federal de financiamento (Fies) até a próxima sexta-feira, 12 de agosto de 2022.

Começou nesta terça-feira, 9 de agosto de 2022, o período de inscrições para o segundo semestre do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do governo que financia cursos de graduação em instituições de ensino privadas.

continua depois da publicidade

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os alunos devem acessar o site e se cadastrar até dia 12 de agosto e aguardar para análise. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 16 deste mês.

Por meio do Fies, o estudante usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio para concorrer a um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.

Dessa maneira, o Fies difere do Prouni, pois o programa não oferece bolsas de estudos, e sim concede um "empréstimo". Após conclusão do curso, o estudante precisa quitar o financiamento, em parcelas proporcionais à renda.

continua depois da publicidade
Leia também

Inscrições abertas para o segundo semestre do Fies 2022

inscrições FIES, inscrições para o FIES

Foto: montagem / Pixabay - Canva PRO

Para concorrer às vagas do Fies, é preciso que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenha obtido, no mínimo, 450 pontos. Além disso, o candidato não pode ter tira zero na redação.

Após aprovação, os candidatos são considerados pré-selecionados, pois será preciso uma segunda etapa de inscrição para preencher dados no sistema pelo site do Fies.

continua depois da publicidade

Caso o participante fique na lista de espera, também é preciso acessar o site para complementar a inscrição para contratação do financiamento no prazo de três dias úteis da pré-seleção.

Dessa maneira, os estudantes interessados devem acessar o site do Fies para efetuar o procedimento. Durante a solicitação de participação, o candidato precisa preencher os dados requisitados e informar sua escolha de curso, turno e instituição de ensino entre as vagas ofertadas pelo programa.

Aqueles que forem pré-selecionados terão entre os dias 17 e 19 de agosto para complementar a inscrição no site. Quem não for convocado integrará, automaticamente, a lista de espera, que serão convocados entre os dias 22 de agosto a 22 de setembro de 2022.

continua depois da publicidade

Quem pode concorrer ao Fies 2022?

O programa possui novo formato para 2022 e, agora, oferece duas modalidades de financiamento. A primeira é nomeada apenas de Fies, e consiste em crédito direto do governo federal, com custo inferior. A segunda possibilidade é a P-Fies, ofertada diretamente pelas instituições financeiras a partir de recursos do poder público.

Apesar do valor ser superior à primeira, a P-Fies é mais barata do que financiamentos convencionais oferecidos no mercado financeiro. O crédito pode ser solicitado por quem tem renda familiar total de até cinco salários mínimos por mês. Para ter direito ao empréstimo, os interessados precisam:

  • Ter participado do Exame, em qualquer ano, a partir de 2010;
  • Possuir nota geral de 450 pontos nas questões objetivas;
  • Não poderá ter tirado zero na redação.

Além da nota obtida no Enem, o sistema do Fies também considera a seguinte ordem de prioridade para selecionar os alunos aprovados:

  1. Candidatos que não concluíram o ensino superior, e que nunca tiveram cadastro no Fies;
  2. Candidatos que não concluíram o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil, desde que tenha todas as dívidas pagas;
  3. Candidatos já concluíram o ensino superior, mas não tenham sido beneficiados pelo Fies;
  4. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, com o financiamento do Fies, mas com as dívidas pagas.

Dessa forma, as pessoas que ainda tiverem débitos no programa não poderá se inscrever.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade