Encceja será aplicado em breve; consulte horário das provas e o que estudar

Destinado aos estudantes que não concluíram as etapas de ensino na idade correspondente, o Encceja 2022 será aplicada em breve.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, é desenvolvido pelo Ministério da Educação para prover certificados de conclusão dos estudos. Há oportunidades para níveis fundamental e médio. Neste ano, a previsão é que o exame seja aplicado neste segundo semestre, na data prevista de 28 de agosto.

Leia também

Realizado por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes do exame podem acessar as apostilas disponibilizadas pela instituição no site do Governo Federal. O material está organizado segundo os conteúdos específicos exigidos na prova, permitindo maior preparação.

Como é a prova Encceja 2022?

prova encceja, encceja, inscrição encceja
Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Em resumo, essa prova acontece em dois períodos distintos no mesmo dia, com avaliação no turno matutino e vespertino. São 120 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre as principais áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

No caso da certificação para o Ensino Fundamental, são cobrados conteúdos sobre Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Para certificação do Ensino Médio, além das matérias listadas, são incluídas Física e Química no campo de Ciências Naturais e Estudos Sociais nas Ciências Humanas.

Quanto às Linguagens e Códigos, são contempladas a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física. Além disso, ambas contam com redações dissertativas-argumentativas de até 30 linhas.

A idade mínima para realização do exame é de 15 anos para o certificado de nível fundamental e 18 anos para o diploma de nível médio. Por regra, as Secretarias Estaduais de Educação e os institutos federais de Ciência, Educação e Tecnologia são responsáveis pelo processamento das provas e emissão dos certificados.

Como se preparar para o Encceja?

O primeiro passo é conferir o edital da nova versão do Encceja, disponível no Diário Oficial da União, no dia 16 de maio de 2022. O documento tem todas as informações e regras sobre o exame, além de apresentar datas e orientações sobre provas.

Posteriormente, é possível acessar os materiais de estudo, para nível fundamental ou médio. Dessa forma, uma boa dica é utilizar dessas apostilas, mas também das provas anteriores para criar um cronograma de estudo.

Provas do Encceja: redação

A redação Encceja propõe uma frase-tema do texto que deve ser foco da dissertação a ser desenvolvida pelo estudante. Como o exame garante diplomas para Ensino Fundamental e Ensino Médio, a prova de redação é composta por dois temas distintos, equivalentes ao nível de escolaridade que está sendo realizado.

Além da frase-tema, a banca avaliadora disponibiliza os chamados textos motivadores, que auxiliam no entendimento do assunto, e sobre o que é esperado dos candidatos.

Dessa forma, correspondem a uma referência inicial para que o estudante comece a escrever seu texto, com reflexões e discussões que podem servir também para as redações a serem desenvolvidas.

Em relação ao texto dissertativo-argumentativo, o principal ponto é apresentar um ponto de vista sobre o assunto, que tende a ser um problema social, e defender sua posição ao longo do texto,

Depois, é importante apresentar possíveis soluções para o problema, assim como agentes responsáveis pela realização dessas medidas. No geral, é dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A partir dessa estrutura, são avaliadas competências como domínio da norma-padrão da língua portuguesa, capacidade de elaborar um conteúdo de texto dissertativo-argumentativo e domínio sob diferentes áreas do conhecimento e outras questões. Dessa forma, é importante que o texto esteja legível.

Leia também


você pode gostar também

Fies: veja regras para renegociação de dívidas e saiba aderir em 2022

Bancos oferecem descontos de até 99%, em alguns casos, para renegociação de dívidas do Fies (Financiamento Estudantil).

SENAC abre 48 cursos online gratuitos; veja requisitos e como se inscrever

Os cursos oferecidos pela plataforma fazem parte do Programa Senac de Gratuidade, destinados às pessoas com renda menor que dois salários mínimos.

Inscritos no Enem poderão ter acesso à passagem gratuita; entenda projeto

Proposta da Câmara dos Deputados prevê que inscritos no Enem recebam passagem gratuita em transporte público no dia da prova.

Encceja: governo libera gabarito oficial das provas; saiba consultar

O gabarito oficial das provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) está disponível.

Senai abre 18 cursos online gratuitos; veja opções e como se inscrever

Os cursos gratuitos e online do Senai são voltados para o aperfeiçoamento profissional, assim como aprofundamento dos conhecimentos e formações iniciais em diversas áreas.

Sebrae oferta 302 cursos online gratuitos no país; veja as opções

A plataforma de cursos online do Sebrae oferece especialização aos estudantes em áreas como finanças, inovação, negócios, organização e mercado.