Encceja será aplicado em breve; consulte horário das provas e o que estudar

Destinado aos estudantes que não concluíram as etapas de ensino na idade correspondente, o Encceja 2022 será aplicada em breve.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, é desenvolvido pelo Ministério da Educação para prover certificados de conclusão dos estudos. Há oportunidades para níveis fundamental e médio. Neste ano, a previsão é que o exame seja aplicado neste segundo semestre, na data prevista de 28 de agosto.

continua depois da publicidade

Realizado por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes do exame podem acessar as apostilas disponibilizadas pela instituição no site do Governo Federal. O material está organizado segundo os conteúdos específicos exigidos na prova, permitindo maior preparação.

Como é a prova Encceja 2022?

prova encceja, encceja, inscrição encceja

Foto: montagem / Pixabay – Canva PRO

Leia também

Em resumo, essa prova acontece em dois períodos distintos no mesmo dia, com avaliação no turno matutino e vespertino. São 120 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre as principais áreas do conhecimento do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

No caso da certificação para o Ensino Fundamental, são cobrados conteúdos sobre Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Para certificação do Ensino Médio, além das matérias listadas, são incluídas Física e Química no campo de Ciências Naturais e Estudos Sociais nas Ciências Humanas.

continua depois da publicidade

Quanto às Linguagens e Códigos, são contempladas a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física. Além disso, ambas contam com redações dissertativas-argumentativas de até 30 linhas.

A idade mínima para realização do exame é de 15 anos para o certificado de nível fundamental e 18 anos para o diploma de nível médio. Por regra, as Secretarias Estaduais de Educação e os institutos federais de Ciência, Educação e Tecnologia são responsáveis pelo processamento das provas e emissão dos certificados.

Como se preparar para o Encceja?

O primeiro passo é conferir o edital da nova versão do Encceja, disponível no Diário Oficial da União, no dia 16 de maio de 2022. O documento tem todas as informações e regras sobre o exame, além de apresentar datas e orientações sobre provas.

continua depois da publicidade

Posteriormente, é possível acessar os materiais de estudo, para nível fundamental ou médio. Dessa forma, uma boa dica é utilizar dessas apostilas, mas também das provas anteriores para criar um cronograma de estudo.

Provas do Encceja: redação

A redação Encceja propõe uma frase-tema do texto que deve ser foco da dissertação a ser desenvolvida pelo estudante. Como o exame garante diplomas para Ensino Fundamental e Ensino Médio, a prova de redação é composta por dois temas distintos, equivalentes ao nível de escolaridade que está sendo realizado.

continua depois da publicidade

Além da frase-tema, a banca avaliadora disponibiliza os chamados textos motivadores, que auxiliam no entendimento do assunto, e sobre o que é esperado dos candidatos.

Dessa forma, correspondem a uma referência inicial para que o estudante comece a escrever seu texto, com reflexões e discussões que podem servir também para as redações a serem desenvolvidas.

Em relação ao texto dissertativo-argumentativo, o principal ponto é apresentar um ponto de vista sobre o assunto, que tende a ser um problema social, e defender sua posição ao longo do texto,

Depois, é importante apresentar possíveis soluções para o problema, assim como agentes responsáveis pela realização dessas medidas. No geral, é dividida em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A partir dessa estrutura, são avaliadas competências como domínio da norma-padrão da língua portuguesa, capacidade de elaborar um conteúdo de texto dissertativo-argumentativo e domínio sob diferentes áreas do conhecimento e outras questões. Dessa forma, é importante que o texto esteja legível.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade