Enade: alunos de nível superior que formam em 2022 farão a avaliação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um pré-requisito para emissão do diploma e colação de grau para os estudantes de bacharelado e cursos tecnológicos.

Na última segunda-feira (27), foi publicado no Diário Oficial da União o edital referente ao Enade 2022 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Neste sentido, o documento prevê que os coordenadores dos cursos de Ensino Superior devem inscrever os estudantes com previsão de se formar neste ano até o dia 31 de agosto, no próprio sistema do exame.

continua depois da publicidade

A previsão do calendário divulgado é que a prova seja realizada no dia 27 de novembro, em todos os estados do país e também no Distrito Federal. A inscrição e realização do exame é pré-requisito para emissão dos diplomas. Sendo assim, os estudantes ingressantes e concluintes que estão habilitados em cursos de tecnologia ou bacharelado no Ensino Superior devem se preparar para o exame.

Após a inscrição dos estudantes por parte dos coordenadores, os formandos devem preencher um cadastro informando outros dados pessoais e indicando também se há necessidade de atendimento especializado no exame, o que inclui também o tratamento pelo nome social. Assim como a inscrição, esse processo é realizado no próprio Sistema Enade.

Como funciona a prova Enade 2022?

No geral, o Enade avalia cursos em 26 áreas de conhecimento relativos à graduação, analisando o desempenho dos estudantes ao longo do curso.

continua depois da publicidade

Em relação ao bacharelado, os cursos avaliados estão na área de Administração, Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Direito, Serviço Social, Teologia, Turismo, Psicologia, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

As formações técnicas, por sua vez, serão avaliadas nos campos de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão Pública, Gestão de Qualidade, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística e Processos Gerenciais.

Sobretudo, o principal objetivo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é avaliar a qualidade do ensino superior e técnico no país, principalmente em relação às diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação. Além disso, as habilidades e competências para aperfeiçoamento geral e profissional também são avaliadas.

continua depois da publicidade

Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), essa prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por via de regra, as provas são constituídas por 10 questões de formação geral, sendo 2 discursivas e 8 testes, além de 30 questões relacionadas ao curso avaliado, com 3 discursivas e 27 testes.

Por fim, há ainda um questionário do estudante para avaliar especificamente o perfil do aluno e um questionário de percepção da prova, para avaliar o que o estudante achou do exame.

continua depois da publicidade

Calendário do Enade 2022

Etapa do exame Data
Inscrições de estudantes ingressantes e concluintes habilitados 6 de julho a 8 de agosto de 2022
Divulgação dos locais de prova 16 a 27 de novembro de 2022
Realização do exame 27 de novembro de 2022
Divulgação dos resultados 4 de janeiro de 2023

 

Leia também

você pode gostar também

Encceja 2023: inscrições abertas; Veja como se cadastrar

O Encceja é um exame nacional que permite que os cidadãos possam acessar seus diplomas de conclusão do ensino fundamental e médio. Saiba como se cadastrar.

MEC disponibiliza cursos on-line e gratuitos pela plataforma Aprenda Mais

No programa Aprenda Mais, você terá acesso a uma ampla variedade de cursos que abrangem diversas áreas do conhecimento; veja como se inscrever.

Encceja 2023: aberto período de inscrições

O Encceja é constituído por quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação.

Google e CIEE oferecem 60 mil vagas em cursos on-line e gratuitos

Vagas em cursos on-line são resultado de uma parceria firmada entre Google e o CIEE. Processo seletivo para as vagas é gratuito e serão contempladas 4 áreas do conhecimento; confira.

MEC oferece cursos on-line e gratuitos pelo programa Aprenda Mais

O programa 'Aprenda Mais' está oferecendo cursos em diversas áreas do conhecimento; visando proporcionar oportunidades de aprendizado e capacitação para os interessados.

EV.G oferta mais de 500 cursos de capacitação on-line; Veja como se inscrever

A EV.G oferece uma oportunidade valiosa de aprimoramento profissional e desenvolvimento de habilidades por meio de seus cursos online e gratuitos.