Enade: alunos de nível superior que formam em 2022 farão a avaliação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um pré-requisito para emissão do diploma e colação de grau para os estudantes de bacharelado e cursos tecnológicos.

Na última segunda-feira (27), foi publicado no Diário Oficial da União o edital referente ao Enade 2022 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Neste sentido, o documento prevê que os coordenadores dos cursos de Ensino Superior devem inscrever os estudantes com previsão de se formar neste ano até o dia 31 de agosto, no próprio sistema do exame.

A previsão do calendário divulgado é que a prova seja realizada no dia 27 de novembro, em todos os estados do país e também no Distrito Federal. A inscrição e realização do exame é pré-requisito para emissão dos diplomas. Sendo assim, os estudantes ingressantes e concluintes que estão habilitados em cursos de tecnologia ou bacharelado no Ensino Superior devem se preparar para o exame.

Após a inscrição dos estudantes por parte dos coordenadores, os formandos devem preencher um cadastro informando outros dados pessoais e indicando também se há necessidade de atendimento especializado no exame, o que inclui também o tratamento pelo nome social. Assim como a inscrição, esse processo é realizado no próprio Sistema Enade.

Como funciona a prova Enade 2022?

No geral, o Enade avalia cursos em 26 áreas de conhecimento relativos à graduação, analisando o desempenho dos estudantes ao longo do curso.

Em relação ao bacharelado, os cursos avaliados estão na área de Administração, Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Direito, Serviço Social, Teologia, Turismo, Psicologia, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

As formações técnicas, por sua vez, serão avaliadas nos campos de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão Pública, Gestão de Qualidade, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística e Processos Gerenciais.

Sobretudo, o principal objetivo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é avaliar a qualidade do ensino superior e técnico no país, principalmente em relação às diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação. Além disso, as habilidades e competências para aperfeiçoamento geral e profissional também são avaliadas.

Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), essa prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por via de regra, as provas são constituídas por 10 questões de formação geral, sendo 2 discursivas e 8 testes, além de 30 questões relacionadas ao curso avaliado, com 3 discursivas e 27 testes.

Por fim, há ainda um questionário do estudante para avaliar especificamente o perfil do aluno e um questionário de percepção da prova, para avaliar o que o estudante achou do exame.

Calendário do Enade 2022

Etapa do exameData
Inscrições de estudantes ingressantes e concluintes habilitados6 de julho a 8 de agosto de 2022
Divulgação dos locais de prova16 a 27 de novembro de 2022
Realização do exame27 de novembro de 2022
Divulgação dos resultados4 de janeiro de 2023

 

Leia também

você pode gostar também

Prouni 2022: começa inscrição para o 2º semestre; saiba como participar

Inscrições do Prouni poderão ser feitas até o dia 04 de agosto. Programa oferece bolsas para instituições de nível superior particulares.

Inscrições no Prouni começam em agosto; veja quem poderá participar

Aqueles que participaram das duas últimas edições do Enem poderão fazer suas inscrições no Prouni e pleitear bolsas de estudo de até 100%.

Cursos online gratuitos do Senac: veja como se inscrever nas opções

Cursos online e gratuitos do Senac oferecem diversas opções de conhecimento aos alunos. Confira como se registrar.

Cursos online e gratuitos do Google: veja 26 opções abertas e saiba se inscrever

Empresa oferece cursos na área de marketing, dados e qualificação profissional com certificação e diferentes níveis de dificuldade.

Harvard lança mais de 150 cursos online e gratuitos; veja como fazê-los

Com opções em 11 áreas, a maioria das aulas é em inglês, mas possui alternativa com legendas em português.

Eurofarma tem 550 vagas em cursos gratuitos para Enem; saiba se inscrever

Jovens de todo o país podem se inscrever e participar dos cursos gratuitos da Eurofarma como forma de se preparar para o Enem.