Enade: alunos de nível superior que formam em 2022 farão a avaliação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um pré-requisito para emissão do diploma e colação de grau para os estudantes de bacharelado e cursos tecnológicos.

Na última segunda-feira (27), foi publicado no Diário Oficial da União o edital referente ao Enade 2022 (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Neste sentido, o documento prevê que os coordenadores dos cursos de Ensino Superior devem inscrever os estudantes com previsão de se formar neste ano até o dia 31 de agosto, no próprio sistema do exame.

continua depois da publicidade

A previsão do calendário divulgado é que a prova seja realizada no dia 27 de novembro, em todos os estados do país e também no Distrito Federal. A inscrição e realização do exame é pré-requisito para emissão dos diplomas. Sendo assim, os estudantes ingressantes e concluintes que estão habilitados em cursos de tecnologia ou bacharelado no Ensino Superior devem se preparar para o exame.

Após a inscrição dos estudantes por parte dos coordenadores, os formandos devem preencher um cadastro informando outros dados pessoais e indicando também se há necessidade de atendimento especializado no exame, o que inclui também o tratamento pelo nome social. Assim como a inscrição, esse processo é realizado no próprio Sistema Enade.

Como funciona a prova Enade 2022?

Leia também

No geral, o Enade avalia cursos em 26 áreas de conhecimento relativos à graduação, analisando o desempenho dos estudantes ao longo do curso.

continua depois da publicidade

Em relação ao bacharelado, os cursos avaliados estão na área de Administração, Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Direito, Serviço Social, Teologia, Turismo, Psicologia, Relações Internacionais e Secretariado Executivo.

As formações técnicas, por sua vez, serão avaliadas nos campos de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão Pública, Gestão de Qualidade, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Logística e Processos Gerenciais.

Sobretudo, o principal objetivo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é avaliar a qualidade do ensino superior e técnico no país, principalmente em relação às diretrizes curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação. Além disso, as habilidades e competências para aperfeiçoamento geral e profissional também são avaliadas.

continua depois da publicidade

Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), essa prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por via de regra, as provas são constituídas por 10 questões de formação geral, sendo 2 discursivas e 8 testes, além de 30 questões relacionadas ao curso avaliado, com 3 discursivas e 27 testes.

Por fim, há ainda um questionário do estudante para avaliar especificamente o perfil do aluno e um questionário de percepção da prova, para avaliar o que o estudante achou do exame.

continua depois da publicidade

Calendário do Enade 2022

Etapa do exameData
Inscrições de estudantes ingressantes e concluintes habilitados6 de julho a 8 de agosto de 2022
Divulgação dos locais de prova16 a 27 de novembro de 2022
Realização do exame27 de novembro de 2022
Divulgação dos resultados4 de janeiro de 2023

 

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade