Encceja 2022: o que cai na prova? Veja como acessar o material do Inep

Destinado para os estudantes que não conseguiram concluir as etapas de ensino na idade correta, a prova será realizada no segundo semestre deste ano por meio do Inep.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido como Encceja 2022, consiste em um exame desenvolvido pelo Ministério da Educação para prover certificados de conclusão dos estudos para aqueles que não concluíram as etapas nas idades corretas. Neste ano, a previsão é que o exame aconteça no segundo semestre, com aplicação no dia 28 de agosto.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes do exame podem acessar as apostilas disponibilizadas pela instituição no site do Governo Federal. O material está organizado de acordo com os conteúdos específicos exigidos na prova, permitindo maior preparação.

Como funciona a prova Encceja 2022?

Em resumo, a prova do Encceja acontece em dois períodos durante o mesmo dia, com avaliação no turno matutino e vespertino. Neste sentido, são 120 questões de múltipla escolha divididas igualmente entre as principais áreas do conhecimento contempladas pelo Ensino Fundamental e Ensino Médio.

No caso da certificação de Ensino Fundamental, são cobrados conteúdos sobre Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Em contrapartida, a prova de certificação do Ensino Médio inclui mais matérias nessa divisão, como Física e Química no campo de Ciências Naturais e Estudos Sociais dentro das Ciências Humanas.

No que se refere às Linguagens e Códigos são contempladas a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física. Além disso, ambas provas contam com redações dissertativas-argumentativas de até 30 linhas.

No geral, a idade mínima para realização do exame é de 15 anos para o certificado de nível fundamental e 18 anos para o diploma a nível de ensino médio. Por via de regra, as Secretarias Estaduais de Educação e os institutos federais de Ciência, Educação e Tecnologia são responsáveis pelo processamento das provas e emissão dos certificados.

Como se preparar para o exame?

O primeiro passo para preparação é conferir o edital do Encceja 2022. Publicado no Diário Oficial da União no dia 16 de maio de 2022, o documento consta com todas as informações e regras relacionadas ao exame, além de apresentar datas e orientações sobre as provas.

Posteriormente, é possível acessar os materiais de estudo, organizados a nível fundamental ou médio. A principal dica é utilizar dessas apostilas, mas também das provas anteriores para criar um cronograma de estudo que contemple todas as áreas exigidas.

Calendário do Encceja 2022

EtapaData
Período de inscrições24 de maio a 4 de junho
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social24 de maio a 4 de junho
Resultado das solicitações especiais8 de junho
Período de solicitação de recurso8 a 14 de junho
Resultado do recurso17 de junho
Prova28 de agosto

Leia também

você pode gostar também