Inscrições do Encceja estão chegando ao fim; veja como fazer o cadastro

Jovens e adultos que querem obter seus diplomas de nível fundamental ou médio devem fazer sua inscrição online para a prova do Encceja.

Interessados em participar do Encceja 2022 têm até o dia 04 de junho (sábado) para realizar a inscrição. O exame é voltado para ajudar jovens e adultos que não terminaram ensino fundamental ou médio na época certa. A partir do resultado da prova, os candidatos poderão obter seus certificados de conclusão.

continua depois da publicidade

Com esse documento, os participantes terão o direito de continuar os estudos no próximo nível. A avaliação está sob a responsabilidade do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que disponibilizou apostilas para os inscritos poderem se preparar.

Como vai funcionar o Encceja

A sigla Encceja significa Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Dessa forma, podem participar as pessoas que não conseguiram finalizar:

Leia também
  • Nível fundamental: desde que tenham idade mínima de 15 anos;
  • Nível médio: desde que tenham idade mínima de 18 anos.

Aqueles que se inscreveram na edição de 2020 e faltaram no dia da avaliação poderão participar em 2022 sem precisar justificar a ausência. Isso porque muitas pessoas perderam o exame por conta da pandemia de COVID-19.

continua depois da publicidade

A prova será aplicada em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal no dia 28 de agosto de 2022, em dois turnos. Os estudantes deverão escrever uma redação dissertativo-argumentativo de até 30 linhas de acordo com o tema apresentado. Além disso, o Encceja contará com questões de

  • Nível fundamental: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Língua Estrangeira e Educação Física;
  • Nível Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Outros detalhes estão disponíveis no edital oficial.

continua depois da publicidade

Como fazer inscrição no Encceja

O período de inscrição foi aberto no dia 24 de maio e vai até dia 04 de junho de 2022. Os candidatos deverão se inscrever pela internet, no portal Sistema Encceja e seguir o passo a passo:

  1. Clicar em "Inscrição 2022";
  2. Informar CPF e data de nascimento;
  3. Identificar a figura solicitada e clicar em "Enviar";
  4. Preencher o formulário com os dados pessoais e clicar em "Próximo";
  5. Informar se você precisará ou não de atendimento especializado;
  6. Marcar qual o nível da certificação (fundamental ou médio);
  7. Marcar quais disciplinas você precisa para obter o diploma;
  8. Selecionar o município e a instituição que emitirá o certificado;
  9. Conferir as informações e clicar em "Próximo", se estiver tudo correto;
  10. Responder o formulário socioeconômico;
  11. Informar seus contatos pessoais, como telefone e e-mail.

Depois disso, sua inscrição no Encceja estará concluída e você poderá acompanhar tudo utilizando login e senha cadastrados no gov.br. Vale ressaltar que a edição deste ano é referente a 2021, que precisou ser adiada por conta da pandemia de COVID-19.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade