Provas do Encceja: veja como acessar os materiais de estudo do Inep

Os candidatos do Encceja já podem se inscrever pela internet e acessar os materiais do Inep para se preparar para a prova.

As inscrições para realizar a prova do Encceja 2022 já estão abertas e os candidatos podem acessar os materiais de estudo pela internet. A partir deste exame, quem não concluiu ensino fundamental ou médio na época certa poderá pegar seus diplomas e seguir para o próximo nível.

continua depois da publicidade

Para auxiliar os inscritos, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já disponibilizou as apostilas pelo site oficial do governo federal. A partir dos conteúdos específicos, essas pessoas poderão se preparar corretamente para a avaliação, que deve acontecer em agosto.

Como estudar para a prova do Encceja

O primeiro passo para estudar e ser aprovado na prova do Encceja é ler o edital completo. Esse documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 15 de maio de 2022. Nele, há todas as regras e informações sobre o exame. Depois disso, os candidatos devem fazer o download dos materiais de estudo. Para isso, basta:

Leia também
  1. Acessar o site do governo federal;
  2. Verificar quais são os links para o seu nível (fundamental ou médio);
  3. Clicar no link do conteúdo que você deseja acessar;
  4. A apostila será aberta numa nova aba. Nela, você pode clicar na setinha no canto direito superior para baixar o documento.

Quem preferir pode imprimir o material clicando no ícone de impressora, que também fica no canto superior direito da tela.

continua depois da publicidade

Como vai funcionar o Encceja 2022

O período de inscrição ficará aberto até o dia 04 de junho (sábado), não havendo cobrança de taxas. A prova do Encceja está prevista para acontecer no dia 28 de agosto em dois turnos. É necessário ter idade mínima de 15 anos para obter o certificado de nível fundamental e mínima de 18 anos para o diploma de nível médio.

A avaliação contará com uma parte de questões objetivas contendo as seguintes disciplinas:

  • Fundamental: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Língua Estrangeira e Educação Física;
  • Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Ambos os níveis contarão com uma prova de redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas. A partir dos resultados, as Secretarias Estaduais de Educação e os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia emitirão os certificados de conclusão.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade