Calendário Encceja: veja prazo de inscrição e data oficial das provas

Este ano acontece a edição do Encceja 2021, cancelado no ano de realização em decorrência da pandemia da COVID-19.

Na última terça-feira (24) teve início o período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos de 2021, conhecido como Encceja 2021. Desenvolvido para certificar jovens e adultos que não concluíram os estudos no período regular, a prova é de natureza voluntária e gratuita.

continua depois da publicidade

Com data marcada para realização em 28 de agosto, os interessados poderão se inscrever até 4 de junho, pelo portal do Encceja. Neste ano, a prova aplicada refere-se à edição de 2021, que foi adiada em decorrência da pandemia da COVID-19 no período de realização.

Desse modo, inscritos que faltaram ao exame de 2020 poderão participar da edição de 2021 sem justificar a ausência, pois muitos inscritos neste período deixaram de participar por conta da pandemia. Segundo o edital, a prova será realizada em todos os estados brasileiros, e também no Distrito Federal.

Por via de regra, a certificação de conclusão para o nível de ensino fundamental é feita para estudantes com mais de 15 anos, enquanto a certificação para o ensino médio demanda que os inscritos tenham mais de 18 anos.

continua depois da publicidade
Leia também

A partir do certificado, é possível conseguir melhores colocações no mercado de trabalho, mas também ingressar no ensino superior.

Como funciona a prova Encceja 2021?

Em resumo, a prova do Encceja 2021, que será realizada no dia 28 de agosto de 2022, é composta por quatro partes objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha.

continua depois da publicidade

Além disso, o inscrito precisa desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas, como acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para certificação a nível de ensino fundamental, as provas envolvem questões de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Artes, Educação Física, Redação e Língua Estrangeira, mas também História e Geografia.

Por outro lado, as provas do ensino médio são divididas em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, Ciências Humanas e suas Tecnologias E Matemática e suas Tecnologias.

continua depois da publicidade

As provas são aplicadas no mesmo dia, divididas em um período matutino e vespertino. Desse modo, começam às 9h e vão até as 20h30, com cinco horas de realização.

Para obter o certificado, o participante precisa atingir a pontuação mínima de 100 pontos em cada um dos exames, cuja escala varia entre 60 e 180 pontos. No caso da redação, é necessário ter uma nota igual ou acima de 5.

Calendário do Encceja 2021

EtapaData
Período de inscrições24 de maio a 4 de junho
Solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social24 de maio a 4 de junho
Resultado das solicitações especiais8 de junho
Período de solicitação de recurso8 a 14 de junho
Resultado do recurso17 de junho
Prova28 de agosto

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade