Quando serão aplicadas as provas do Enem 2022? Veja calendário oficial

Provas do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas no mês de novembro. As inscrições ainda podem ser realizadas.

As provas do Enem 2022 estão previstas para serem aplicadas em novembro de 2022. O edital do Exame Nacional do Ensino Médio foi publicado pelo Ministério da Educação (MEC) e as inscrições já podem ser feitas. Como nas edições anteriores, as provas serão aplicadas em dois domingos distintos.

continua depois da publicidade

Uma das novidades para 2022 é que documentos digitais de identificação serão aceitos. Assim, o estudante poderá apresentar o RG Digital, e-Título ou Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além disso, há informações de que o banco de questões foi renovado para este ano.

As inscrições do Enem 2022 estão abertas e devem ser realizadas até o dia 21 de maio. O registro será de forma online, com taxa de participação no valor de R$ 85,00.

Provas do Enem 2022: como será?

Leia também

O Enem 2022 seguirá o mesmo sistema das edições anteriores, com aplicação das provas em domingos distintos, com 90 questões objetivas cada. Os candidatos precisam escrever também uma redação dissertativa sobre o tema atual proposto. A avaliação será da seguinte maneira:

continua depois da publicidade
  • 1º domingo: 13 de novembro de 2022, com duração de 5h30 para redação, 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas;
  • 2º domingo: 20 de novembro de 2022, com duração de 4h30 para 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.

O resultado poderá ser utilizado pelos candidatos para ingresso em diversas universidades públicas do país por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As notas serão usadas para pleitear bolsas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamentos pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Veja como realizar sua inscrição no Enem 2022

Os interessados em participar da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio devem seguir os passos:

continua depois da publicidade
  1. Acesse o portal do Inep, dedicado ao Enem;
  2. Clique em “Inscrição”;
  3. Depois, selecione a figura solicitada pela página;
  4. Informe seus dados pessoais, como o CPF, data de nascimento, nome completo e nome da mãe;
  5. Em seguida, escolha se fará o Enem impresso ou digital;
  6. Siga os demais passos da página para finalizar o processo;
  7. Por fim, gere o boleto com a taxa de inscrição e pague no prazo limite.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade