Calendário Encceja 2022: veja datas previstas para aplicação das provas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem calendário com datas para 2022. Saiba os detalhes.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aguardada por muitos brasileiros que querem concluir o nível fundamental ou médio. A seguir, confira o calendário com datas previstas para o Encceja 2022.

continua depois da publicidade

O Ministério da Educação tornou pública a portaria com as regras gerais da nova edição, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será o responsável por aplicar as provas do Encceja.

Por meio do Encceja, os estudantes conseguem acesso ao diploma de ensino médio e podem participar de vestibulares de nível superior.

Além disso, eles podem concorrer às vagas do Programa Universidade para Todos, Sistema de Seleção Unificada e Fundo de Financiamento Estudantil, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior.

continua depois da publicidade
Leia também

Calendário do Encceja para 2022

O calendário do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2022 já foi divulgado pelo Ministério da Educação. Confira as principais datas do exame:

  • Encceja regular acontecerá na data provável de 28 de agosto de 2022;
  • Encceja Exterior acontecerá na data provável de 18 de setembro de 2022;
  • Encceja Exterior PPL (para pessoas privadas de liberdade) acontecerá nas datas prováveis de 19 e 30 de setembro de 2022;
  • Encceja PPL (pessoas privadas de liberdade) acontecerá nas datas  previstas de 11 e 12 de outubro de 2022.

Outras informações podem ser conferidas em edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), edição do dia 21 de janeiro de 2022.

continua depois da publicidade

Encceja 2022: quem pode participar?

Conforme regras atuais do Encceja 2022, para participar do exame a pessoa precisa seguir as regras descritas a seguir:

  • Para acessar o diploma de nível fundamental, o candidato deverá ter, pelo menos, 15 anos e não ter concluído o nível fundamental;
  • Para acessar o diploma de nível médio, o candidato deverá ter, pelo menos, 18 anos e não ter o diploma de nível médio.

A participação no Encceja não terá taxa de inscrição. Caso vá realizar a prova, confira junto ao site do Inep os conteúdos completos que serão cobrados no dia do exame.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade