Calendário Encceja 2022: veja datas previstas para aplicação das provas

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem calendário com datas para 2022. Saiba os detalhes.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aguardada por muitos brasileiros que querem concluir o nível fundamental ou médio. A seguir, confira o calendário com datas previstas para o Encceja 2022.

O Ministério da Educação tornou pública a portaria com as regras gerais da nova edição, e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) será o responsável por aplicar as provas do Encceja.

Por meio do Encceja, os estudantes conseguem acesso ao diploma de ensino médio e podem participar de vestibulares de nível superior.

continua depois da publicidade

Além disso, eles podem concorrer às vagas do Programa Universidade para Todos, Sistema de Seleção Unificada e Fundo de Financiamento Estudantil, desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior.

Calendário do Encceja para 2022

O calendário do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos 2022 já foi divulgado pelo Ministério da Educação. Confira as principais datas do exame:

  • Encceja regular acontecerá na data provável de 28 de agosto de 2022;
  • Encceja Exterior acontecerá na data provável de 18 de setembro de 2022;
  • Encceja Exterior PPL (para pessoas privadas de liberdade) acontecerá nas datas prováveis de 19 e 30 de setembro de 2022;
  • Encceja PPL (pessoas privadas de liberdade) acontecerá nas datas  previstas de 11 e 12 de outubro de 2022.

Outras informações podem ser conferidas em edital publicado no Diário Oficial da União (DOU), edição do dia 21 de janeiro de 2022.

Encceja 2022: quem pode participar?

Conforme regras atuais do Encceja 2022, para participar do exame a pessoa precisa seguir as regras descritas a seguir:

  • Para acessar o diploma de nível fundamental, o candidato deverá ter, pelo menos, 15 anos e não ter concluído o nível fundamental;
  • Para acessar o diploma de nível médio, o candidato deverá ter, pelo menos, 18 anos e não ter o diploma de nível médio.

A participação no Encceja não terá taxa de inscrição. Caso vá realizar a prova, confira junto ao site do Inep os conteúdos completos que serão cobrados no dia do exame.

Leia também

você pode gostar também