Nesta terça-feira (10/05), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) anunciou que as inscrições do Enem 2022 estão abertas. O governo federal espera que milhões de estudantes devam fazer a prova neste ano.
Vale ressaltar que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada nas universidades do país. Sua nota pode ser utilizada em vários programas do governo. Por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificado), são ofertadas as oportunidades para instituições públicas.
Quem possui boas notas pode conseguir bolsas em faculdades privadas com o Prouni (Programa Universidade para Todos) ou mesmo um financiamento mediante o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).
Inscrições do Enem 2022: como fazer
As inscrições do Enem 2022 estão abertas devem ser feitas até o dia 21 de maio. O registro é online, e possui uma taxa de R$ 85,00. Confira como se registrar:
- Entre no portal do Inep, dedicado ao Enem;
- Vá na opção “Inscrição”;
- Selecione a figura solicitada pela página;
- Digite seus dados pessoais (CPF, data de nascimento, nome completo e nome da mãe);
- Escolha se fará o Enem impresso ou na versão digital;
- Siga os demais passos da página;
- Depois, gere o boleto com a taxa de inscrição e pague dentro do prazo limite.
A opção de pedir pela isenção da taxa de inscrição já teve o prazo encerrado. O período começou semanas antes da abertura dos registros.
Enem 2022: cronograma completo
Parte do cronograma do Enem 2022 já foi divulgado por meio do edital do exame. Confira:
- Inscrições do Enem: de 10 a 21 de maio de 2022;
- Pagamento da inscrição: de 10 a 27 de maio de 2022;
- Solicitação de atendimento especializado: 10 a 21 de maio de 2022;
- Solicitação do uso do nome social: 23 a 28 de junho de 2022;
- Provas: 13 e 20 de novembro de 2022.
A data da divulgação do resultado final ainda não foi anunciada pelo Inep. Geralmente, o desempenho dos estudantes é liberado no começo do mês de janeiro do ano seguinte, no caso, em 2023.