Calendário Enem 2022: veja data de inscrições e realização das provas

Edital do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado. Veja calendário completo com data de inscrições e realização das provas.

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio 2022 foi divulgado no final do mês de abril. Nele, estão listadas todas as regras das provas, os requisitos para participação, além do calendário completo do Enem 2022, com data de inscrições e realização das provas.

continua depois da publicidade

Hoje o Exame Nacional do Ensino Médio é a principal porta de entrada para as universidades públicas do país. Além disso, é por meio dele que o interessado pode entrar em uma das vagas ofertadas pelo SiSU e tentar programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Enem 2022 tem edital publicado

O edital do Enem 2022 foi publicado na última sexta-feira, dia 29 de abril. É possível verificar o documento da versão digital e impressa no Diário Oficial da União. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) é responsável pela organização da prova.

Leia também

Dentre as novidades  para este ano, está a aceitação de documentos digitais de identificação. Dessa forma, o estudante poderá apresentar o RG Digital, e-Título ou Carteira Digital de Trânsito (CDT). Além disso, também foi informado que o banco de questões foi renovado.

continua depois da publicidade

Outra modificação corresponde aos dias de aplicação das provas. Pela primeira vez, as versões digital e impressa serão realizadas na mesma data. As avaliações estão previstas para os dias 13 e 20 de novembro de 2022.

A taxa de inscrição custará R$ 85,00. Contudo, aqueles que pediram a isenção e obtiveram o benefício concedido não precisarão pagar o valor para participar do exame.

Calendário completo do Enem 2022

Confira as principais datas do Enem 2022:

  • Inscrições para o Enem: serão realizadas no período compreendido entre 10 a 21 de maio de 2022;
  • Pagamento da taxa de inscrição: entre os dias 10 a 27 de maio de 2022;
  • Solicitação de atendimento especializado: no período de 10 a 21 de maio de 2022;
  • Solicitação do uso do nome social: entre os dias 23 a 28 de junho de 2022;
  • Provas: previstas para serem aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro de 2022.

Ainda não foi divulgado, no entanto, as datas de liberação dos gabaritos e divulgação do resultado das provas.

continua depois da publicidade

O Enem 2022 seguirá o mesmo sistema das edições anteriores, com aplicação em dois domingos e prova com 90 questões objetivas cada. Além disso, os candidatos precisam escrever uma redação dissertativa sobre o tema atual proposto. A avaliação dos candidatos será realizada da seguinte forma:

  • 1º domingo: haverá redação, 45 questões de linguagens e 45 questões de ciências humanas, com duração de 5h30;
  • 2º domingo: 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática, com duração de 4h30.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade