Enem vai mudar: confira principais alterações apresentadas pelo MEC

Após alteração no ensino médio, o governo federal anunciou mudanças também no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação (MEC) apresentou no final do mês de março algumas alterações no formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que devem começar a vigorar no ano de 2024. Assim, a atualização da prova não será implementada de forma imediata. Confira as principais alterações que serão realizadas no Enem.

continua depois da publicidade

Uma delas corresponde à bonificação para quem cursou ensino técnico. O novo Enem deve atribuir nota maior para quem possui nível técnico em área similar a que ele escolheu para o nível superior.

Contudo, essa não será uma regra fixa e cada instituição de ensino poderá definir se esse critério irá ou não gerar a pontuação extra. Essa maior nota no novo Enem, segundo o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, é uma forma de promover aquele estudante que escolheu a formação técnica.

Novo Enem: principais alterações

Leia também

A atualização do Exame Nacional do Ensino Médio, sendo a porta de entrada para a graduação, segue as transformações realizadas conforme novo ensino médio. Conforme a grade curricular, os estudantes contarão com parte da carga horária voltada para itinerários formativos, onde o estudante poderá optar por curso técnico.

continua depois da publicidade

Além disso, outras mudanças importantes no formato serão realizadas, confira:

  • Primeira prova será interdisciplinar e terá questões interpretativas e com ênfase nas disciplinas de português e matemática, igual para todos. Também haverá aplicação de uma redação;
  • Segunda prova vai trazer questões voltadas para a área do conhecimento escolhida pelo estudante na área do curso superior desejado, segundo os itinerários formativos;
  • As provas poderão ser compostas por questões objetivas de múltipla escolha como discursivas em ambas as provas.

Assim, o novo Enem será montado para aproximar os candidatos da área do curso de nível superior desejado. Dessa maneira, os alunos continuarão usando a nota para entrar na graduação superior, mas cada universidade poderá estabelecer seus próprios parâmetros para selecionar os candidatos.

continua depois da publicidade

O MEC informou ainda que, com o novo Enem, a ideia é migrar para formatos digitais que utilizarão de inteligência artificial para correção dos textos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade