Saiba como entrar no Prouni 2022 com a sua nota do Enem

Na primeira edição de 2022, os cadastros devem ser feitos até o dia 25 de fevereiro por meio do Portal Único de Acesso.

Você está na ânsia de se tornar o mais novo universitário da família e teve uma boa nota no Enem do ano passado? As chances disso acontecer são enormes. Continue a leitura desse post que vai te mostrar como entrar no Prouni 2022 com a sua nota do Enem.

continua depois da publicidade

Como entrar no Prouni 2022 com a sua nota do Enem?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa criada pelo Governo Federal em 2004 e que tem o objetivo de oferecer bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em universidade privadas. As inscrições para o Prouni acontecem uma vez a cada semestre.

Na primeira edição de 2022, elas devem ser feitas até o dia 25 de fevereiro por meio do Portal Único de Acesso. Se você quiser saber como entrar no Prouni 2022 com a sua nota do Enem, saiba que o processo é dividido em duas etapas distintas:

Leia também
  1. Fase de seleção: A sua participação no Prouni só será validada se você tiver feito o Enem em 2020 ou 2021, ter obtido nota superior a 450 pontos na média geral das provas e não ter zerado a redação;
  2. Fase de bolsas remanescentes: Visa o preenchimento das vagas remanescentes, ou seja, aquelas que ainda não foram preenchidas após o período de matrícula dos alunos aprovados na primeira fase.

Como funcionam as bolsas remanescentes

  • Para tentar uma vaga em uma faculdade particular através das bolsas remanescentes do Prouni, você deve ter inscrição comprovada na mesma edição do programa e não ter conseguido uma vaga na fase de seleção;
  • Professores da rede pública e que lecionam na educação básica também podem concorrer a uma das vagas oferecidas pelo ProUni (nesse caso, não precisam ter feito o Enem);
  • Candidatos que tenham feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e que tenham obtido pontuação média acima de 450 pontos, sem ter tirado nota zero na redação.

Outras exigências do Prouni

Mesmo que agora você saiba como entrar no Prouni 2022 com a sua nota do Enem, conheça outras exigências desse programa:

continua depois da publicidade
  • Não possuir diploma de nenhum outro curso superior;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • Ter sido bolsista integral durante o ensino médio em escola particular;
  • Pessoas com deficiência;
  • Professor de escola pública de educação básica que esteja interessado em uma bolsa de estudos em cursos de licenciatura, como Letras, por exemplo.

Esperamos que tenha ficado claro para você sobre como entrar no Prouni 2022 com a sua nota do Enem. Mantenha o foco e boa sorte na seleção.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade