Encceja 2022: MEC divulga data de realização das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira divulgou as datas de realização das provas do Encceja 2022.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as datas de realização das provas do Encceja 2022. O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos foi criado em 2002, com o objetivo de avaliar o conhecimento de jovens e adultos que voltaram a estudar em uma idade muito superior por não conseguirem se formar no tempo adequado.

continua depois da publicidade

Os participantes, dessa maneira, almejam, a partir da realização do exame, certificação para o nível fundamental ou para o nível médio.

Provas do Encceja 2022

De acordo com portaria divulgada, a edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ocorrerá na data provável de 28 de agosto de 2022, domingo, para os inscritos na aplicação regular.

Leia também

Além disso, o Inep também divulgou as datas das provas para outras situações, confira:

continua depois da publicidade
  • Encceja regular: 28 de agosto de 2022;
  • Encceja Exterior: 18 de setembro de 2022;
  • Encceja Exterior PPL (pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa): 19 e 30 de setembro de 2022;
  • Encceja PPL (pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa): 11 e 12 de outubro de 2022.

Sobre o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos tem como público alvo os jovens que não concluíram os estudos dentro do período apropriado para cada nível de escolaridade. A participação é gratuita.

As avaliações do Encceja analisam os candidatos em cada área de conhecimento. Todos aqueles que obtiverem a pontuação mínima no exame são aprovados e recebem o certificado de comprovante de escolaridade. O documento possui a mesma validade de um diploma comum de níveis fundamental ou médio.

continua depois da publicidade

Assim, quem obteve certificação de nível fundamental poderá dar entrada em cursos de nível médio e aqueles que obtiveram certificação de nível médio poderão dar entrada em cursos de níveis técnico e/ou superior.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade