Resultado do Encceja 2020 já tem prazo confirmado para sair; entenda

A previsão é de que o resultado do Encceja 2020 seja publicado nos próximos dias. Provas haviam sido aplicadas em agosto deste ano.

Os resultados das provas individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2020) serão divulgados na próxima segunda-feira, 13/12. Dessa forma, os interessados poderão fazer consulta pela página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

continua depois da publicidade

As provas referentes ao ano de 2020, inclusive, foram aplicadas no dia 29 de agosto de 2021 para 474.079 inscritos em 622 municípios das 27 unidades da Federação. Os participantes almejam certificação para o nível fundamental ou para o nível médio.

Resultado do Encceja 2020

Os participantes poderão conferir, a partir da data informada, o seu desempenho no exame por meio do Sistema Encceja. Vale lembrar que a inscrição para a prova do Encceja foi gratuita e era preciso ter, pelo menos, 15 anos para o certificado de nível fundamental ou 18 anos para nível médio.

Leia também

Os certificados de conclusão e declaração de capacidade serão emitidos sob responsabilidade das Secretarias de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que participam da realização do exame.

continua depois da publicidade

Os gabaritos do Encceja já haviam sido disponibilizados e podem ser conferidos aqui.

Saiba mais sobre o Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é destinado aos jovens que não concluíram os estudos dentro do período apropriado para cada nível de escolaridade. A participação é voluntária e gratuita.

Para isso, as provas do Encceja avaliam os conhecimentos dos candidatos em cada área de conhecimento. Todos aqueles que obtiverem a pontuação mínima no exame são aprovados e recebem o certificado. O documento recebido possui a mesma validade de um diploma de ensino fundamental ou médio.

continua depois da publicidade

A certificação permite ingresso em ensino médio para quem obteve diploma de nível fundamental e de nível superior para quem teve certificado de nível médio. O documento é aceito em todas as instituições de ensino.

Antes os interessados podiam obter certificado do ensino médio realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Contudo, desde 2018, o exame perdeu essa finalidade.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade