Enem 2021: gabarito oficial é publicado; saiba como e onde consultar

Quem fez as provas do Enem 2021 em novembro já pode verificar o gabarito oficial pelo site do MEC e fazer estimativa de pontos.

Nesta quarta-feira (01/12), o Inep publicou o gabarito oficial do Enem 2021 para quem realizou as provas em novembro. Os estudantes já podem acessar o site do Ministério da Educação (MEC) e verificar as respostas corretas. Os resultados finais, por sua vez, serão disponibilizados apenas no dia 11 de fevereiro de 2022.

continua depois da publicidade

Na data prevista, os concorrentes poderão verificar quantos pontos fizeram em cada prova objetiva e também na redação. Enquanto isso, é possível verificar o gabarito e fazer uma estimativa de acertos. Para tanto, é preciso:

  1. Acessar o site do MEC;
  2. Clicar em “2021”;
  3. Encontrar o tipo de caderno que o aluno realizou a prova em cada um dos dias;
  4. Clicar em “Gabarito”.

Como foi o Enem 2021

O exame nacional foi realizado no formato impresso e digital, assim como ocorreu na edição de 2020. Os candidatos responderam 180 questões objetivas, divididas entre ciências humanas, da natureza, matemática e linguagens.

Uma das questões do Enem 2021, que tratava sobre a Copa do Brasil, acabou sendo anulada pelo Inep. Segundo professores que analisaram a prova, a pergunta não possuía uma resposta correta. Essa questão é a número:

continua depois da publicidade
  • 157 do caderno rosa;
  • 138 do caderno azul;
  • 155 do caderno cinza; e
  • 178 do caderno amarela.

A prova de redação contou com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. As avaliações do foram realizadas nos dias 21 e 28 de novembro e contaram com cerca de 29% de abstenção.

A versão impressa aconteceu em 1.747 municípios, enquanto a digital foi aplicada em apenas 99 cidades. O gabarito oficial do Enem 2021 já estão disponíveis para serem acessados, mas os candidatos deverão esperar até fevereiro para receberem as notas finais.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade