Salário de professor deve ficar isento de IR (imposto de Renda), estabelece projeto

De acordo com a justificativa do projeto, seguiriam sujeitos a tributação as remunerações e rendimentos gerados por outras atividades.

Um projeto de lei do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) propõe isentar de Imposto de Renda (IR) a remuneração de professores de todos os níveis. O parlamentar espera que a medida contribua para o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para a valorização salarial desses profissionais. Ele argumenta que a solução para o problema educacional brasileiro passa pela intervenção pública, e cabe ao poder público instrumentalizar mecanismos incentivadores de adesão ao magistério.

Leia também

O Projeto de Lei 3.018/2021 modifica a legislação do IR (Lei 7.713, de 1988) acrescentando à lista de isenções o salário de professores na educação infantil, fundamental, média e superior, desde que em efetivo exercício. De acordo com a justificativa do projeto, seguiriam sujeitos a tributação as remunerações e rendimentos gerados por outras atividades.

O senador sublinha que o piso salarial do magistério está acima da faixa de isenção do IR, de modo que mesmo os professores do ensino fundamental estão sujeitos ao recolhimento do imposto. “Nossa ideia é beneficiar os professores ora em efetivo exercício e incentivar o maior número possível de pessoas a migrar para o magistério”, explica Petecão.

Equiparação salarial

A justificativa do projeto também menciona o PNE, aprovado em 2014. O plano estabeleceu entre suas metas um prazo de seis anos para a equiparação do rendimento médio dos professores com o de profissionais com escolaridade equivalente. Porém, segundo estatística da plataforma Observatório do PNE relativa a 2020, o salário dos professores alcançava somente 78,5% da média.

“Dadas as dificuldades de avançar de modo mais consistente no cumprimento dessa meta, a isenção que propomos poderá contribuir para a valorização do ofício docente, inclusive na educação superior”, conclui o autor.

Fonte: Agência Senado

Leia também


você pode gostar também

Prazo para pedir reaplicação do Enem 2022 ficará aberto até sexta, 25

Os candidatos do Enem 2022 que não conseguiram realizar a prova por conta de problemas específicos poderão solicitar a reaplicação até sexta, 25 de novembro.

SENAI abre 16 cursos online gratuitos no país; veja as opções

Buscando a profissionalização dos cidadãos em diversas áreas do mercado de trabalho, o SENAI abre 16 cursos online gratuitos para todos os cidadãos.

Enade: estudantes têm até sábado, 26, para preencher questionário

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que avalia o desempenho das faculdades e das universidades no país, ocorrerá no próximo dia 27 de novembro.

Enem 2022: confira quando sairão os gabaritos e os resultados das provas

Grande parte dos candidatos do Enem já estão ansiosos pelo seu resultado no exame. Veja quando será possível você fazer a consulta da sua nota.

Senac tem mais de 30 cursos online disponíveis; opções são gratuitas

O SENAC libera 32 cursos online e gratuitos em áreas como administração, marketing, vendas, linguagens, exatas e outros.

Enem 2022: entenda como funciona o cálculo da nota do exame

Nota final do Enem é calculada pelo método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI) conforme o desempenho individual de cada participante.