Conheça alguns cursos online gratuitos que emitem certificado

Existem várias instituições que oferecem cursos online gratuitos, com certificado.

O mercado de trabalho, hoje em dia, exige qualificações específicas para diferentes cargos. Para quem está procurando um emprego e quer incrementar o currículo, uma boa opção são os cursos de aperfeiçoamento. Existem várias instituições que oferecem cursos online gratuitos, com certificado.

continua depois da publicidade

Essas aulas no formato remoto podem ser acessadas de qualquer lugar, basta ter uma boa conexão de internet. Assim, você pode estudar no horário que for melhor, onde estiver e sem gastar nada. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com alguns cursos online interessantes para você:

Cursos pelo SEBRAE

O Sebrae é uma entidade que apoia micro e pequenas empresas, disponibilizando aulas de capacitação e aprimoramento. O objetivo é fomentar a criação, expansão e modernização desses negócios para incentivar o desenvolvimento econômico e social. Por isso, o Sebrae tem uma série de cursos online gratuitos, com certificado, para o aperfeiçoamento de empreendedores e seus funcionários. Entre eles estão:

Cursos pela Rock Content University

A empresa global Rock Content é líder na área de Marketing Digital e a maior da América Latina nesse setor. Dentro dessa instituição, existem diferentes plataformas para melhorar estratégias e resultados de produtores de conteúdo. Entre elas, está a Rock University, que oferece aulas de capacitação grátis e pagas. Veja quais são os cursos online com certificado gratuito oferecidos pela instituição:

continua depois da publicidade

Cursos pela Escola Virtual.GOV

A Escola Virtual.GOV (EV.G) é um projeto do governo brasileiro para incentivar a capacitação no serviço público. O cidadão pode se cadastrar, fazer as aulas e ter um histórico escolar unificado. Todos os cursos online disponíveis na plataforma são gratuitos, oferecem certificado e não têm limite de vagas. Alguns deles são:

  • Auditoria e Controle;
  • Dados, Informação e Conhecimento;
  • Educação e Docência;
  • Gestão de Pessoas;
  • Governança e Gestão de Riscos;
  • Governo Digital e Transparência;
  • Inovação;
  • Logística e Compras Públicas;
  • Orçamento e Finanças;
  • Políticas Públicas Setoriais;
  • Tecnologia da Informação.

Cursos pelo Brasil Mais Digital

O projeto Brasil Mais Digital oferece mais de 35 cursos, visando fomentar conhecimento, capacitação e oportunidades para trabalhadores. As aulas são voltadas para a área de Tecnologia da Informação e têm como público-alvo jovens e adultos que querem entrar no mercado de trabalho. Veja alguns dos cursos gratuitos online oferecidos:

continua depois da publicidade

Cursos pelo SEST SENAT

O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) visa formar e qualificar profissionais para o mercado de trabalho. Além de cursos presenciais, a instituição também oferece uma gama de cursos online gratuitos, com certificado, em nove áreas do conhecimento.

Os documentos de conclusão são aceitos por universidades para o cumprimento de horas complementares. Órgãos públicos também consideram os certificados para casos de progressão de carreira. Dentre as mais de 200 opções de cursos, estão:

Cursos Lúmina pela UFRGS

A plataforma Lúmina, criada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mais de 50 cursos online e gratuitos abertos ao público. As aulas são montadas por professores universitários, técnicos e estudantes e podem ser acessadas por qualquer pessoa. Os cursos dão certificado e estão divididos entre as seguintes áreas:

continua depois da publicidade
  • Ciências Exatas e da Terra;
  • Ciências Humanas e Sociais;
  • Tecnológicas;
  • Ciências da Saúde e Biológicas;
  • Linguística, Letras e Arte.

Cursos Eskada pela UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desenvolveu a plataforma Eskada com o objetivo de disseminar o Ensino à Distância (EAD). Os 33 cursos online são gratuitos, emitem certificado pela UEMA e ainda oferecem atividades para os alunos. Alguns deles são:

Cursos pela Kultivi

A Kultivi é um site que oferece mais de cinco mil cursos gratuitos, com certificado e acesso ilimitado. Ou seja, a pessoa cadastrada pode acessar as aulas quando e onde quiser. Além disso, também há atividades, questões de fixação, planos e ferramentas para auxiliar no estudo. Os cursos estão divididos pelas categorias:

Cursos pela RD University

A RD Station é uma empresa focada na área de marketing e, dentro dela, existe a RD University. Essa plataforma tem como objetivo desenvolver as habilidades profissionais para o mercado de trabalho.  Além das aulas pagas, também são oferecidos cursos com certificado gratuito e totalmente online, como:

Cursos pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon é uma instituição sem fins lucrativos. Seu trabalho é discutir e criar propostas para minimizar os impactos sociais e econômicos do aumento da expectativa de vida no Brasil. De acordo com a plataforma, seus projetos visam integrar diferentes gerações. A empresa fornece cursos online gratuitos de:

  • Gestão Financeira;
  • Marketing e Mídias Sociais;
  • Informática;
  • Inglês;
  • Comunicação Oral.

Cursos pela Escola Virtual da Fundação Bradesco

A Escola Virtual é um portal educacional criado pela Fundação Bradesco que disponibiliza cursos online, com certificado gratuito. A plataforma já existe desde 2001 e possui mais de 90 aulas mais voltadas para Administração de Empresas. Veja algumas delas:

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade