É recomendado colocar o endereço residencial no currículo? Entenda

Candidatos em busca de vagas de emprego geralmente ficam em dúvida quando o assunto são os itens a incluir ou não em modelos de currículos enviados aos recrutadores.

Muitas pessoas que estão à procura de empregos sempre apresentam dúvidas quando o assunto é a elaboração do currículo. As opiniões nem sempre são iguais e há quem discorde ou não de assuntos relacionados à confecção do currículo.

Uma dúvida comum é sobre a recomendação de colocar o endereço residencial no currículo. Entretanto, vale lembrar que este tipo de documento pessoal pode conter inúmeras variações quanto às informações e o candidato deve ponderar os prós e contras de inserir informações deste tipo.

Devo colocar o endereço residencial no currículo?

Antes da internet era comum que as pessoas colocassem vários dados no cabeçalho dos currículos. Assim, candidatos inseriam o endereço, números de documentos, estado civil e outras informações pessoais.

Atualmente os currículos estão cada vez mais sucintos e as informações se apresentam de maneira objetiva e fácil, para tornar o currículo mais atraente aos recrutadores das vagas de emprego disponíveis.

Nesse sentido, hoje em dia não é recomendado colocar o endereço residencial no currículo. A atitude seria desencorajada por uma série de motivos, que incluem desde questões de segurança à própria relevância de destacar este tipo de informação.

Motivos para não inserir o endereço residencial no currículo

Os motivos para não inserir o endereço próprio englobam muitas razões. A primeira delas é a segurança do candidato. Além disso, este é o tipo de informação que não faz falta, pois o recrutador assume que o candidato pode trabalhar na empresa, independentemente de onde ele mora.

Além disso, não é recomendado colocar o endereço no cabeçalho do currículo, porque essa informação pode ocupar muito espaço e comprometer layout do currículo. Todavia, colocar o endereço no currículo pode ser uma forma de discriminar o candidato ao não resolver chamá-lo por residir em alguma região da cidade.

Quando colocar o endereço residencial no currículo

É necessário colocar o endereço apenas em algumas situações, como quando o anúncio da vaga deixar claro que o emprego é destinado a pessoas de uma certa região; quando a empresa solicita que os candidatos coloquem o endereço no currículo; em casos de vagas no exterior e para dar ênfase que o candidato mora perto de onde pretende trabalhar.

Todavia, para fazer que o documento esteja de acordo com as expectativas de recrutadores de empregos, a recomendação é inserir o endereço residencial na parte de informações pessoais do currículo.

O candidato deve ficar atento ao inserir este tipo de informação, pois o local de residência se torna um dos contatos oficiais do candidato. Nesse sentido, o endereço deve conter informações corretas, como logradouro, número e complemento, além do bairro, cidade e CEP.

Como o endereço no currículo pode ocupar muito espaço, de modo que comprometa a apresentação do currículo, o candidato pode apenas optar por colocar como informação relevante o bairro e a cidade de domicílio.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.