É possível fazer com que seu carro gaste menos combustível; descubra como

Está abastecendo o seu carro com uma certa frequência? Saiba como economizar combustível e garanta mais economia para o seu bolso no dia a dia.

Com a instabilidade dos preços dos combustíveis no Brasil, qualquer economia na hora de abastecer o carro é sempre bem-vinda. Mas você sabia que é possível fazer com que o seu automóvel fique mais econômico? Essa matéria selecionou nove dicas sobre como economizar combustível no dia a dia.

Continue a leitura até o final e garanta que o seu carro seja menos “beberrão”. São atitudes simples que não exigem gastos com produtos especiais e que devem fazer parte da sua rotina diária como motorista, de agora em diante. Confira.

Como economizar combustível

1) Manutenção em dia

Essa dica sobre como economizar combustível é importantíssima. Manter a manutenção preventiva do carro sempre em dia evita que ele consuma combustível além do necessário e aumenta a vida útil do motor.

Por isso, não deixe de levar o seu carro em uma oficina de confiança para fazer uma inspeção em alguns componentes do motor. Velas, filtros de óleo, ar e combustível precisam ser checados e trocados, se for necessário.

2) Como economizar combustível: Planeje sua rota

Planejar a sua rota toda vez que sair de casa também pode garantir uma boa economia de combustível. Vai a algum lugar que nunca foi antes? Planeje o trajeto com antecedência.

O anda e para no trânsito faz o carro gastar mais combustível, sabia? Às vezes, é preferível uma rota mais longa que tenha menos semáforos ou subidas muito íngremes do que um trajeto curto com um trânsito mais congestionado.

3) Uso menos o ar condicionado

Outra dica sobre como economizar combustível. O ar condicionado é um dos principais responsáveis pelo aumento do consumo de qualquer automóvel. Por isso, você deve ser comedido no uso desse equipamento.

O macete é usá-lo somente em situações de extrema necessidade, como em dias de altas temperaturas, por exemplo. Enquanto o ar condicionado estiver em uso, mais combustível o carro estará gastando.

4) Evite levar muito peso no carro

Se o seu veículo sempre anda com a lotação máxima ou com peso extra, certamente ele está gastando mais combustível, já que o motor precisa fazer mais força para o carro se movimentar.

Antes de sair de casa, faça uma inspeção no porta-malas e evite deixar coisas pesadas ou desnecessárias dentro do seu automóvel. Pode até não parecer, mas 10 quilos a menos de peso já fazem diferença no consumo.

5) Mantenha a calibragem dos pneus em dia

Essa dica sobre como economizar combustível também é fundamental. Pneus murchos também deixam o carro mais gastador. Por isso, pelo menos a cada quinze dias, não deixe de calibrar os pneus do seu veículo.

O número de libras deve ser o recomendado pelo manual do fabricante. Rodar com os pneus em boas condições é fundamental para abastecer menos vezes.

6) As trocas de marchas devem ser suaves

Se você é daqueles motoristas que esperam a rotação do motor subir demais para só depois mudar de marcha, é bem provável que o seu carro esteja gastando mais combustível do que o necessário. Fique de olho nisso.

Na hora de trocar de marcha, faça isso de uma forma suave, sem colocar muita força ou pressão no câmbio. O ideal é que as mudanças de marcha no trânsito sempre aconteçam quando o motor estiver entre dois e quatro mil giros, no máximo.

7) Evite acelerar e frear de forma brusca

Mais uma dica sobre como economizar combustível. Dirigir de forma agressiva pode ser perigoso, reduzir a vida útil do motor e fazer o seu carro esvaziar o tanque mais rápido.

Por isso, evite sempre pisar no acelerador ou no pedal de freio de maneira brusca. É importante medir a força do pé na hora de acelerar, para evitar desperdiçar combustível sem necessidade.

8) Como economizar combustível: Mantenha a velocidade constante

O trânsito das grandes cidades contribui para o que o consumo de combustível aumente bastante, justamente por causa da anda e para frequente. Acelerar e frear a todo instante aumentam o consumo de um carro em até 25%.

Dessa forma, evite o sair nos horários de pico ou trânsito intenso e sempre mantenha a velocidade constante enquanto estiver dirigindo, principalmente durante as viagens. Lembre-se sempre de respeitar a velocidade máxima permitida para a via pública.

9) Não acelere com o carro parado no sinal

A última dica sobre como economizar combustível. Tem muito motorista por aí que tem o hábito de ficar acelerando o carro enquanto espera o sinal abrir. Essa prática só vai esvaziar o tanque bem mais rápido.

Além de ser uma prática totalmente desnecessária, acelerar o veículo parado vai lançar mais monóxido de carbono no meio ambiente e desgastar o motor ainda mais. Parou no sinal? Pise somente no pedal no freio, deixando o carro desengrenado. Simples assim.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.