Estudo sugere que dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes

Um estudo sugere que dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes e menos socializáveis, de acordo com pesquisadores suecos.

O “sono da beleza” pode não ser apenas uma expressão. Afinal, um estudo sugere que dormir pouco deixa as pessoas menos atraentes. A dúvida de muitos se isso realmente existia chega ao fim, visto que de acordo com a pesquisa, apenas duas noites mal dormidas já podem deixar alguém menos atraente de forma significativa.

Leia também

Esta possibilidade é fruto de uma pesquisa do Instituto Karolinska junto da Universidade de Estocolmo, na Suécia. Publicada no periódico científico Royal Society of Open Science, recebeu divulgação do IFLScience.

Com base nos resultados, pessoas que se apresentaram após o período de teste com olhos inchados e olheiras provenientes do cansaço foram vistas pelos outros com aparência menos saudável, bem como menos socializável.

Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo as informações coletadas sobre o estudo.

Sobre a pesquisa

O experimento de Tina Sundelin, Mats Lekander, Kimmo Sorjonen e John Axelsson foi feito utilizando 25 participantes, sendo 14 mulheres, de idade entre 18 e 47 anos.

Estas pessoas foram fotografadas após dois dias de restrição de sono e sono normal, em um design balanceado. Nas primeiras duas noites, elas deveriam dormir bem, e uma semana depois, também por duas noites, só deveriam dormir por quatro horas.

As fotografias foram então avaliadas por 122 voluntários, sendo 65 mulheres de idade entre 18 e 65 anos. O critério de avaliação consistia em entender o quanto estes avaliadores gostariam de socializar com os participantes. Obviamente, os estudados não utilizavam maquiagem ou filtros.

Na pesquisa, também foram avaliados pontos como a aparência dos participantes, sua saúde, sono e confiança. De acordo com os resultados, os avaliadores tinham menos interesse em socializar com indivíduos que não dormiram o suficiente.

Resultados da pesquisa

No geral, pessoas que pareciam mais cansadas e menos saudáveis automaticamente eram consideradas menos atraentes. John Axelsson, um dos líderes de estudo, acredita que a falta de sono possui grande impacto na forma como as pessoas vêem as outras. Assim, priorizar o sono é essencial.

De acordo com a pesquisa, é preciso pensar na atração por meio de uma perspectiva evolucionista. Isso significa que não seria normal se sentir mais atraído por alguém com uma aparência menos enérgica, por exemplo.

Ao parecer menos saudável, é provável que aqueles ao redor se afastem deste indivíduo. Isso, porém, não explica o efeito completo de não querer socializar com ela. Este pode ser um fator importante, mas não é a história toda.

Durante a avaliação, a Dra. Tina Sundelin, outra líder do time, descobriu que estranhos eram excelentes em avaliar o quão cansado alguém parecia estar. Vale lembrar que os avaliadores deste estudo eram pessoas aleatórias, sem relação com os estudados.

Igualmente, os autores também descobriram questões interessantes sobre a narrativa evolucionista. Um rosto que não parece saudável ativa mecanismos de afastamento dos outros, que evitam estar perto de pessoas que parecem doentes.

Em relação à atração, este conceito não está diretamente associado às proporções de alguém. Neste quesito, a atração pode ser fracamente relacionada à saúde, mas rostos saudáveis são imediatamente considerados mais atrativos.

Por fim, os pesquisadores acreditam que este estudo é uma boa forma de lembrar o quão vital o sono pode ser. Eles também não desejam que ninguém “perca o sono” analisando as métricas desta avaliação: não dormir bem as vezes não influencia em uma pessoa ao todo.

Leia também


você pode gostar também

Confira 9 profissões incríveis para quem é apaixonado por animais

Você gosta de bichos? Então, conheça nove profissões para quem é apaixonado por animais e decole rumo ao sucesso em sua carreira profissional.

Veja os Signos que não abrem mão da liberdade no dia a dia

Alguns signos do zodíaco precisam se sentir mais livres no dia a dia e nas relações, portanto não abrem mão do seu próprio tempo sozinhos.

Veja 3 truques infalíveis para cortar cebola sem chorar

A cebola cortada libera um tipo de ácido que acaba levando às lágrimas quem está cortando o alimento. Saiba o que fazer para evitar o choro.

É possível aumentar o limite de Pix no app do Nubank; veja como

Banco digital criou uma nova funcionalidade, permitindo que clientes façam ajustes em limites diários de transações feitas via Pix.

Estes 5 comportamentos comuns no trânsito podem render multa

Alguns motoristas têm atitudes que acabam gerando multas e notificações no trânsito. Veja os erros mais comuns e não reproduza mais.

15 palavras parecidas, mas com significados bem diferentes

As palavras parecidas que possuem significados bem diferentes fazem parte de uma categoria gramatical chamada parônimas, mas nem todos conhecem os usos e regras.