A “visto por último” permite que seus contatos confiram qual foi a última vez que você acessou o aplicativo. Atualmente, a função fica disponível para todos os usuários, para os contatos na agenda telefônica ou para ninguém. No entanto, a atualização recente do WhatsApp permite selecionar quais pessoas têm acesso a essa informação.
Divulgado pela WABetaInfo, conhecida por antecipar as informações sobre o serviço de mensagens, a funcionalidade está disponível em versão beta para teste a partir da última atualização do Android. Anteriormente, o recurso foi anunciado em setembro, mas sem previsão de lançamento.
Como habilitar o recurso da nova atualização do WhatsApp?
Para habilitar essa funcionalidade siga os passos:
- Abra o aplicativo do WhatsApp no seu dispositivo móvel;
- Clique nas três bolinhas no canto superior direito;
- Acesse as configurações;
- Clique em “Conta” e depois em “Privacidade”;
- Acesse a opção “Visto por último”;
- Dentre as opções, escolha “Meus contatos, exceto…” e selecione quais contatos da sua lista telefônica você deseja adicionar na lista.
Assim como anteriormente, quando o usuário desabilitar essa funcionalidade, também ficará indisponível verificar a que horas eles ficaram online no aplicativo pela última vez.
Segundo a WABetaInfo, a perspectiva é que essa opção também fique disponível para a visualização da foto de perfil e o resumo do perfil, ou biografia resumida, dos usuários. Entretanto, testes para essas opções precisam ser realizados antes da implementação.
Como a empresa está habilitando o recurso gradativamente para alguns usuários, o planejamento é que as próximas atualizações do próprio aplicativo disponibilizem a funcionalidade para todos os usuários. No geral, essa mudança faz parte da série de transformações que o WhatsApp está implementando, principalmente no campo da privacidade.
Com os últimos escândalos relacionados ao vazamento e venda de dados por parte da Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, os aplicativos estão passando por atualizações. Mais recentemente, foi implementado a criptografia de ponta e os backups das mensagens em diferentes formatos.
Outras atualizações do WhatsApp
Em junho de 2021, o WhatsApp implementou o recurso para controlar a velocidade de reprodução dos áudios, permitindo que os usuários escutem na velocidade normal, 1,5 ou 2 vezes mais rápido. Ainda nesse ano, o WhatsApp atualizou os termos de privacidade e compartilhamento de dados, permitindo a integração com contas de empresas que anunciam no Facebook.
Na época, houveram diversas controvérsias contra o aspecto de que a atualização significaria venda desses dados para as empresas. Entretanto, a Meta se posicionou dizendo que a medida surgiu para personalizar os anúncios enviados ao usuário e melhorar a experiência do usuário no aplicativo de mensagens.