Aluguel mais caro: saiba como renegociar o valor após reajuste

Se o valor pago mensalmente está mais caro para o seu bolso, conheça dicas valiosas sobre como renegociar o valor do aluguel após reajuste. 

O custo de vida para a maioria dos brasileiros está cada vez maior. E um dos principais vilões do orçamento de milhares de famílias é o aluguel. Se esse valor pago mensalmente está mais caro para o seu bolso, conheça dicas valiosas sobre como renegociar o valor do aluguel após reajuste.

continua depois da publicidade

Seja transparente

Não existe nada nessa vida que uma boa e franca conversa não consiga resolver, certo? Por isso, se você é o locatário de um imóvel e achou que o reajuste do aluguel está meio salgado, explique a sua real situação financeira para o dono do imóvel.

Seja transparente e não omita nenhum tipo de informação. Não é nenhuma vergonha pedir desconto, principalmente quando se paga sempre em dia. A questão é deixar claro que você não tem condições financeiras de arcar com o reajuste do aluguel, pelo menos nesse momento.

Leia também

Bom senso nessa hora

Renegociar o preço do aluguel após reajuste, na maioria das vezes, é algo delicado. Mas é preciso uma boa dose de bom senso do locatário para fazer essa renegociação. É conveniente ressaltar que o aumento do valor do aluguel é devido e previsto em lei.

continua depois da publicidade

Por isso, a cada ano de aniversário do contrato de aluguel, você vai pagar um pouco mais caro. A dica aqui é tentar negociar um valor que seja bom para ambos, ou seja, o dono do imóvel não perde essa renda extra e você paga um preço um pouco mais em conta.

O combinado não sai caro

O valor do seu aluguel aumentou bastante em 2022? Calma. Ao invés de arcar com o valor integral do reajuste, você pode propor para o locador fazer benfeitorias no imóvel dele. Por exemplo, qualquer tipo de manutenção preventiva ou corretiva como pequenas reformas, pinturas ou consertos em geral, que são de responsabilidade do dono do imóvel, dependendo do contrato, fica sob a sua responsabilidade daqui para frente.

continua depois da publicidade

Às vezes, você sabe executar tais serviços que podem ser úteis para uma maior conservação do imóvel em questão. Depois de tudo combinado, cada um cumpre a sua parte.

Mostre as vantagens de ter você como inquilino

Para renegociar o valor do aluguel após reajuste, uma outra alternativa que pode ser viável, caso o locador esteja irredutível, é deixar claro todas as vantagens de ter você como inquilino, principalmente se estiver morando lá há muito tempo.

Faça o dono do imóvel entender que é mais interessante ele continuar tendo essa renda extra todos os meses do que perdê-la, mostre que você é um inquilino exemplar e que não dá nenhuma dor de cabeça ou prejuízo. Enfim, deixe claro que o locador também vai perder se ele não ceder em renegociar o preço do aluguel.

continua depois da publicidade

É preciso saber como renegociar o valor do aluguel após reajuste. Não é uma das tarefas mais fáceis ou simples, mas é possível chegar a um acordo que seja interessante para ambas as partes.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade