Está em busca de emprego mas não tem experiência? Veja 5 dicas valiosas

Conheça cinco truques incríveis para conseguir emprego sem experiência e comece a sua vida profissional com o pé direito.

Você acabou de se formar no Ensino Médio e está procurando a primeira oportunidade no mercado de trabalho, mas está encontrando as portas fechadas mesmo com vontade de aprender? Essa matéria vai te mostrar como conseguir emprego sem experiência.

Leia também

Leia até o final e conheça cinco dicas incríveis sobre conseguir essa façanha mesmo sem nunca ter trabalhado antes na vida. A última das dicas é bem valiosa e não deve ser ignorada.

Dicas para obter emprego mesmo sem experiência

profissões para pessoas tímidas
Foto: Reprodução / Pexels

1) Invista na sua qualificação profissional

Para conseguir emprego sem experiência, a primeira coisa que você deve fazer é investir na sua qualificação profissional, já que ela pode ser um diferencial e tanto. Ter conhecimento teórico a respeito de uma determinada área pode servir de argumento para conquistar uma vaga.

Existem vários cursos online e gratuitos que podem ser feitos no conforto de casa e no horário que preferir. Você pode, por exemplo, aprender a operar um determinado sistema computacional, o nível básico de algum outro idioma e até usar os programas do pacote Office.

Se você pesquisar com bastante calma, vai acabar encontrando cursos profissionalizantes destinados a pessoas sem experiência profissional. Essas qualificações podem te colocar em vantagem em relação a outros candidatos, na hora de um processo seletivo.

2) Tenha um currículo diferenciado

Outra dica interessante para conseguir emprego sem experiência. Um currículo de um candidato que nunca trabalhou antes, muitas vezes, se traduz em um documento cheio de espaços em branco, além de não ser visualmente atraente para o entrevistador.

Mas você pode incrementar o seu currículo. Como? Exercendo trabalhos voluntários ou até mesmo empreendendo com alguma atividade mais simples, como a venda de bombons caseiros, por exemplo. Isso pode demonstrar que você tem habilidades de negociação e uma boa comunicação.

Se você manja de programação, domina algum idioma, saber criar planilhas no computador ou é craque em design, que tal procurar trabalhos freelancers na internet ou nas redes sociais? Tudo isso pode ser colocado em seu currículo, além de te munir de argumentos na hora de uma eventual entrevista.

3) Foque nas vagas que não exigem experiência

Mais uma dica de ouro sobre conseguir emprego sem experiência. Nem sempre uma boa qualificação profissional é suficiente para conseguir a primeira oportunidade de trabalho. Por isso, você deve focar nas vagas que não exigem experiência anterior na função.

Existem alguns sites especializados que disponibilizam excelentes oportunidades para quem nunca trabalhou antes. Vale a pena dar uma conferida. Com uma boa procura, é possível encontrar diversas vagas de emprego destinadas a jovens aprendizes ou profissionais com pouca experiência.

Muitas empresas não exigem experiência prévia dos candidatos, o que pode ser uma mão na roda para você começar a sua carreira profissional. Mesmo que o salário não seja atrativo, pode ser uma ótima chance de colocar em prática as suas habilidades. Pense nisso.

4) Conseguir emprego sem experiência: Desenvolva suas soft skills

Pouco adianta um profissional possuir diversas competências técnicas se não tiver as principais habilidades comportamentais (soft skills) bem desenvolvidas. Elas são fundamentais e extremamente valorizadas dentro do ambiente corporativo.

Se você possuir as soft skills mais necessárias no mundo organizacional, seguramente terá muito mais chances de conseguir emprego sem experiência no competitivo mercado de trabalho, já que vai conseguir demonstrá-las no dia a dia.

Habilidades como empatia, inteligência emocional, flexibilidade, resiliência, trabalho em equipe, boa comunicação e gestão do tempo, além de outras qualidades úteis dentro de qualquer empresa, são necessárias para o sucesso de qualquer profissional.

5) Conecte-se com as empresas

Para conseguir emprego sem experiência, você não deve se ater somente aos sites que ofertam vagas para candidatos que nunca trabalharam antes. Crie uma página no LinkedIn e mantenha o seu perfil atualizado. Diversas organizações de prestígio procuram profissionais por lá, sabia?

Além disso, você também pode acessar o site de empresas conhecidas no mercado e enviar o seu currículo. Muitas vezes, excelentes oportunidades de trabalho não estão nos portais de emprego ou em anúncios online, como é mais comum.

Empresas de pequeno e médio porte costumam disponibilizar vagas de trabalho em aberto por meio do próprio site, ao invés das conhecidas plataformas de emprego. Por isso, não deixe de estar sempre conectado com os negócios mais conhecidos da sua região, independente do seu ramo de atuação.

Viu como é possível conseguir emprego sem experiência? Agora, é colocar todas as dicas acima em prática para vencer esse desafio e começar uma carreira de sucesso. Afinal, esse é só o primeiro de muitos que ainda virão por aí.

Leia também


você pode gostar também

“Subir para cima”: 11 exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia

"Subir para cima", "descer para baixo" ou "sair para fora": confira alguns exemplos de pleonasmo para evitar no dia a dia.

Estes 5 sinais mostram se o seu amigo está apaixonado por você

Tem percebido que a pessoa com a qual tem amizade quer algo mais sério contigo, concurseiro? Fique por dentro dos cinco sinais de que o seu amigo está apaixonado por você.

Confira 3 signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos

Existem alguns signos que, geralmente, preferem ficar sozinhos e apreciam a solidão mais do que ninguém. Confira quais deles integram a lista.

11 carros incríveis para quem é apaixonado por tecnologia

Se você é fã de carteirinha do universo automotivo, conheça 11 carros incríveis e tecnológicos, com funções incríveis de motorização, conforto e segurança.

Entenda para que realmente serve o lado preto da raquete de ping pong

A raquete de ping pong é um dos principais instrumentos do tênis de mesa, mas nem todas as pessoas conhecem para que realmente serve o lado preto dessa ferramenta.

7 hábitos que realmente podem prejudicar a sua produtividade

Quer realmente ser aprovado em um concurso público e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira? Conheça os sete hábitos que prejudicam a sua produtividade e deixam a sua aprovação mais longe.