Descubra qual é o significado da categoria D1 na nova CNH

Categorias fazem parte de uma série de mudanças feitas desde junho do ano passado e são usadas no intuito de facilitar a fiscalização de agentes de trânsito do mundo todo.

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) traz mudanças que foram implementadas desde junho do ano passado. Agora a CNH conta com 13 novas categorias, localizadas na parte inferior do documento e com significados diferentes, como é o caso do significa da categoria D1 na nova CNH.

Embora as categorias não tenham mudado no Brasil, o novo modelo segue um padrão internacional, muito usado para facilitar a fiscalização por parte de agentes de trânsito de outros países do mundo.

Assim, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), essas categorias foram criadas em acordo com o número de cilindradas, nas motos; e levando em conta se o câmbio do veículo é manual ou automático.

As categorias da CNH

As categorias da CNH brasileira são cinco, identificadas pelas letras A, B, C, D e E. Nesse sentido, a categoria aparece na parte da frente do documento, dentro do campo “Cat.Hab.”, no lado direito.

Sendo assim, de acordo com o estabelecido no artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro, as categorias na CNH são as seguintes:

  • Categoria A – para o condutor de veículo motorizado de duas ou de três rodas, com ou sem carro lateral;
  • Categoria B – para condutor de veículo motorizado não abrangido pela categoria A. Entretanto, seu peso bruto total não pode ser maior que três mil e quinhentos quilogramas, com lotação que não exceda oito lugares, sem contar com o do motorista;
  • Categoria C – categoria para condutor de veículo abrangido pela categoria B, com veículo motorizado utilizado para transporte de carga, com peso total bruto superior a 3.500 kg;
  • Categoria D – condutor de veículo abrangido pelas categorias B e C e veículo motorizado, usado para transporte de passageiros com lotação maior que oito lugares, excluído o do motorista;
  • Categoria E – categoria para condutor de combinação de veículos em que a unidade se enquadre nas categorias B,C ou D, com unidade acoplada de reboque, semirreboque, trailer ou articulada com peso total de 6.000 kg ou mais e com lotação maior que oito lugares.

Qual o significado da categoria D1 na nova CNH

As categorias na nova CNH estão localizadas na parte inferior do documento, em uma tabela com vários códigos, como A1, C1, D1 e outras. Em um total de 13 categorias, cada uma delas tem o seu significado.

Nesse sentido, o significado da categoria D1 na nova CNH é de veículos de passageiros com lotação máxima de 17 ocupantes (incluindo o condutor). O veículo também deve ter comprimento máximo de 8m e reboque que não ultrapasse 750kg.

Vale dizer que as categorias de condutores não mudaram no país. Sendo assim, a tabela com os novos códigos e categorias segue um padrão internacional, usado de forma única e exclusiva a auxiliar a fiscalização por agentes de trânsito de outros países.

Confira as categorias da nova CNH (excluindo as categorias A, B, C, D e E):

  • ACC – permissão para conduzir veículos de duas rodas até 50 cilindradas;
  • A1 – permissão para conduzir veículos de duas rodas com até 125 cilindradas;
  • B1 – permissão para conduzir triciclos e quadriciclos (minicarros);
  • C1 – conduzir automóveis pesados, usados para transporte de cargas de até 7500 kg, autorizado reboque, desde que não ultrapasse 750kg;
  • D1 – para veículos de passageiros, com lotação máxima de 17 passageiros (incluindo condutor) e com comprimento máximo de 8 metros e reboque que não ultrapasse 750kg;
  • BE, CE, C1E, D1E – categorias que envolvem veículos pesados, com ou sem reboque (ou semirreboque) e limite máximo de peso. Pode ter também requisitos de idade e tempo de habilitação.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.