Descubra qual é a verdadeira origem do sobrenome “Oliveira”

Surpreenda-se com a história da origem do sobrenome “Oliveira” e descubra porque essa palavra tem tanto a ver com o nosso país.

No Brasil, temos cerca de 50 sobrenomes bastante comuns e que estão presentes na maioria dos cartórios. E um dos que merecem destaque é “Oliveira”. Essa matéria vai te mostrar a origem do sobrenome “Oliveira” e por que ele tem relação com o povo brasileiro.

Se você tem esse sobrenome ou conhece alguém que tenha, continue a leitura até o final e descubra como essa palavra veio parar em terras tupiniquins e quem foram os responsáveis por isso. Confira.

Afinal, qual é a origem do sobrenome “Oliveira”?

Na verdade, a palavra Oliveira significa “árvore que produz oliva”, “cultivadores de oliveira”, “local cheio de oliveiras”. Trata-se de um sobrenome originário de Portugal e bastante comum no Brasil. A origem do sobrenome “Oliveira” está associada ao Paço de Oliveira, que fica na freguesia de Santa Maria de Oliveira, mais precisamente no norte de Portugal.

A primeira pessoa a usar esse sobrenome que se tem registro foi Pedro de Oliveira, que viveu no século XIII. Casou-se com Elvira Anes Pestana e, dessa união, nasceram os filhos Martim Pires de Oliveira (arcebispo da cidade de Braga) e Pedro de Oliveira. No ano de 1350, o Morgado de Oliveira foi instituído.

Os membros da família Oliveira foram contemplados com inúmeros cargos na Corte Portuguesa durante várias gerações. Além disso, diversos títulos (inclusive brasões com honras e méritos) relacionados à nobreza de Portugal foram concedidos aos seus integrantes, cuja linhagem foi crescendo cada vez mais.

A origem do sobrenome “Oliveira” no Brasil

Agora que você conhece a origem do sobrenome “Oliveira” no mundo, saiba como ele chegou ao Brasil. A família do fidalgo Antônio de Oliveira, que chegou à capitania de São Vicente com Martim Afonso de Souza, no ano de 1532, foi uma das responsáveis pela origem do sobrenome “Oliveira” em nosso país.

Para se ter uma ideia, entre os séculos XVI e XVII, já eram quase 50 famílias (no Brasil) que tinham esse sobrenome originário da nobreza de Portugal. Esse número atravessou gerações e foi crescendo com o passar dos anos em todo o país.

Por volta de 1808, a Corte Portuguesa, capitaneada por Dom João VI, chega ao Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, a família recebeu vários alqueires de terras na região serrana, por serviços prestados ao Rei da Corte. Um dos membros da família imperial, Flávio Antônio de Oliveira, se tornou o proprietário de uma fazenda, em 1843. Ele acabou se casando e teve nove filhos que, obviamente, também levaram esse sobrenome.

A contribuição judaica

Os judeus também são responsáveis pela origem do sobrenome “Oliveira” em nosso país. Ele foi massivamente usado pelos judeus espanhóis, que acabaram se instalando na América do Sul por volta de 1492. No século XVII, os judeus Moisés de Oliveira e Martinho da Cunha de Oliveira Pessoa, que era ancestral de Fernando Pessoa (escritor português), se instalaram em Recife.

Depois de ser libertado da prisão portuguesa, em 1713, Martinho de Oliveira veio para o Brasil e se instalou em Minas Gerais, onde fez uma verdadeira fortuna, além de fundar uma sociedade judaica, permanecendo na liderança dela por 25 anos. Quando retornou para a Europa, foi preso por violação da lei e queimado em 1747.

Curiosidades

Mesmo que você saiba que a origem do sobrenome “Oliveira” no Brasil é portuguesa e judaica, conheça algumas curiosidades sobre esse sobrenome:

  • Algumas personalidades se destacam por ter esse sobrenome, como o diplomata e escritor Manoel de Oliveira Lima (1867-1928) e o ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), conhecido como “senhor simpatia”, dentre outras.
  • O sobrenome “Oliveira” tem algumas variantes: “Oliva”, “Olival” “Oliver”, “Olivares” ou “Olivera”, que é a versão espanhola da palavra.
  • O Brasão da família Oliveira, conhecido por “Brasão dos Oliveiras”, é composto por um escudo na cor vermelha, uma árvore de oliveira dentro dele e uma faixa dourada com a palavra “Oliveira” em destaque. As cores, naturalmente, lembram a bandeira de Portugal, que é o país de origem desse sobrenome.
  • A palavra “Oliveira” é de originária do latim olea, que significa “árvore que produz azeitona”, que é o insumo principal para produzir o azeite de oliva.
  • O símbolo da Oliveira remete a fecundidade, paz, vitória e glória.

Leia também

você pode gostar também

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.