Descubra qual é a origem e quem fez o primeiro boneco de neve do mundo

Uma das tradições mais antigas de Natal, em locais onde neva, é criar figuras com 3 bolas de neve e as decorando com adornos natalinos. Mas qual a origem desses bonecos? Leia e descubra.

Com a chegada do Natal, tudo parece mágico, com luzes e cores natalinas, presentes e decoração de bonecos de neve. Esta última, é uma divertida ideia conhecida pelas pessoas há séculos, mas poucos sabem o significado sobrenatural que foi dado aos bonecos de neve no passado, e como eles surgiram.

Em suma, os primeiros bonecos de neve eram retratados como monstros ferozes, malvados e de tamanho impressionante. Isso não é uma coincidência, porque naqueles tempos antigos, os invernos impiedosos com suas geadas severas e nevascas úmidas traziam muitos problemas para os habitantes locais.

Desse modo, foi apenas no século XIX que as criaturas da neve “se tornaram mais gentis” e logo se tornaram um atributo indispensável do Natal e do Ano Novo. Cartões comemorativos com um boneco de neve sorridente e fofo cercado por crianças alegres, rapidamente ganharam popularidade.

É curioso que, na opinião dos povos europeus, um boneco de neve seja sempre uma criatura masculina, ou seja, nunca tiveram mulheres de neve e donzelas de neve.

Qual a origem do boneco de Neve?

A origem desses bonecos é muito incerta. Segundo o autor de The Story of Snowmen (A História do Boneco de Neve), Bob Eckstein, a primeira vez que se escreveu sobre eles foi na Idade Média. De fato, existe um documento do ano de 1380 em que se pode ver uma ilustração deste tipo de figura. Ou seja, mais de seis séculos de história.

Segundo uma antiga lenda europeia, São Francisco de Assis considerava a criação de bonecos de neve uma espécie de método para combater os demônios. E de acordo com outra lenda cristã, os bonecos de neve são anjos, porque a neve é ​​um presente do céu. Isso significa que o boneco de neve nada mais é do que um anjo que pode transmitir os pedidos das pessoas a Deus.

Para fazer isso, eles moldavam uma figura de neve com neve recém-caída e silenciosamente falavam seu desejo para ela. Eles acreditavam que assim que derretesse, o pedido seria imediatamente entregue ao céu e logo seria atendido.

Na Europa, bonecos de neve sempre eram feitos ao lado das casas, luxuosamente decorados com guirlandas e utensílios domésticos, envoltos em lenços e outros acessórios. Além disso, cenouras foram colocadas em vez de um nariz, para cultuar os espíritos que garantem boas colheitas e fertilidade da terra. Ainda, um balde invertido na cabeça simbolizava a riqueza da casa.

Na Romênia, o costume de decorar uma figura de neve com contas de cabeças de alho é conhecido há muito tempo: acreditava-se que isso promovia a saúde das famílias e as protegia do poder das trevas.

Por que as pessoas relacionam o boneco de Neve ao Natal?

O Natal é um momento de recolhimento interior e familiar, e está rodeado de símbolos que muitas vezes nada têm a ver com ele e com o verdadeiro objetivo, o nascimento de Jesus.

Com efeito, é por meio de lendas e fábulas que o boneco de neve entrou em nossas vidas. Assim, existem muitas histórias para descrever sua presença nesse período, sendo uma delas a representação à Santíssima Trindade, devido ao fato do boneco ser feito com 3 bolas de neve.

No entanto, o significado particular do boneco de neve está intimamente ligado aos países onde a neve cai obviamente, onde muitas vezes está ligada a concepções míticas, conforme relatado anteriormente.

Por fim, existem documentos antigos, histórias, lendas sobre o boneco de neve que nos mostram que sua origem não tem necessariamente a ver com o Natal, mas definitivamente permaneceu como uma decoração de Natal para muitos e um grande entretenimento para as crianças em países onde a neve está presente em dezembro.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.