Descubra 6 coisas que você precisa saber antes de prestar um concurso

Se você pretende começar uma carreira pública, conheça seis coisas que você precisa saber antes de prestar um concurso.

Altos salários, estabilidade, mordomias e benefícios exclusivos, são alguns dos sonhos de milhares de concurseiros que estudam arduamente para passar em um certame. Se esse também é o seu caso, continue a leitura desse post que vai te mostrar seis coisas que você precisa saber antes de prestar um concurso público.

Informações importantes antes de prestar um concurso

1) Escolher uma área na qual tenha afinidade é importante

O candidato precisa ter em mente que não adianta estudar exaustivamente por vários meses, ser aprovado e detestar ou se sentir infeliz com o trabalho. Por isso, essa é uma das principais coisas que você precisa saber antes de prestar um concurso. Lembre-se de que você poderá ocupar um cargo por décadas até se aposentar.

Sendo assim, antes de começar a sua preparação para encarar as provas, atente-se para as áreas que oferecem vagas, conheça os cargos e as suas principais atribuições. Isso ajuda na escolha de uma área que seja mais compatível com o seu perfil profissional. Trabalhar com o que não gosta pode ser extremamente entediante.

2) Cada concurso tem exigências específicas

Outra das coisas que você precisa saber antes de prestar um concurso é que cada certame tem suas próprias regras específicas que todos os candidatos precisam cumprir, se quiserem entrar na carreira pública. Por isso, é sempre recomendado ficar atento nas exigências antes de se inscrever.

Por exemplo, existe a questão da idade máxima e mínima, a necessidade de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, além de ter nome limpo na praça (em casos de concursos para bancos públicos).

Se você pretende se ingressar na Polícia Militar ou Civil, precisa atender a determinados requisitos como altura mínima e ser aprovado em testes físicos.

Dependendo do cargo que o concurseiro vai disputar, ele será submetido a uma prova de títulos, onde terá que comprovar a sua formação intelectual através de documentos. Dessa forma, recomendamos que você esteja de olho nas exigências do concurso que vai prestar, para não estudar à toa. Fica a dica.

3) Edital: o manual de todo concurseiro

Mais uma das coisas que você precisa saber antes de prestar um concurso, é que o edital é uma espécie de “amuleto da sorte” para o candidato. Esse documento (desprezado por muitos concurseiros) serve como uma espécie de roteiro de estudos e pode ser bastante útil, em diversos aspectos.

O edital de um concurso público informa todos os conteúdos das disciplinas que podem ser cobrados nas provas, a bibliografia de referência (que dá um melhor direcionamento na hora de estudar), várias informações importantes a respeito do certame e até da banca examinadora. Em suma, se você estudar com base no edital, estará bem preparado para as provas.

4) A sua aprovação está mais ligada ao seu estado emocional

Qualquer concurseiro que deixa a ansiedade tomar conta da sua mente na hora das provas, tem chances de fracassar, por mais bem preparado que esteja. Lembre-se de que absolutamente nada vai acontecer se você não passar no certame.

Caso você não passar na primeira tentativa, vão vir outros concursos que você pode tentar. Dessa forma, a pressão sobre seus ombros diminui bastante. Se mesmo assim você não se conter por causa dos nervos, invista em técnicas de relaxamento.

5) Revisão do conteúdo é fundamental

Essa também é uma das coisas que você precisa saber antes de prestar um concurso. A palavra-chave para o sucesso nas provas é revisão. É claro que as aulas do cursinho preparatório são indispensáveis, mas a revisão é crucial.

Somente através da revisão de conteúdo é que seu cérebro vai conseguir gravar as informações que precisa, sem sucumbir para a curva do esquecimento. Lembre-se de que somente assistir as aulas não garantem a sua aprovação, por isso, não deixe de fazer uma boa revisão, combinado?

6) Pode-se prever quando um concurso será aberto

Por fim, a última das coisas que você precisa saber antes de prestar um concurso, é que o governo (estadual ou federal) dá indícios que um novo certame poderá ser aberto. Funciona da seguinte maneira: o órgão público que está carente de novos servidores faz uma solicitação formal ao orçamento da União.

Caso seja aprovada, já é possível considerar que o concurso está autorizado, mesmo antes do edital ser publicado. Por isso, fique atento à previsão de concursos públicos. Ao menor indicativo de certeza, dá para começar a estudar com alguns meses de antecedência, em relação aos seus concorrentes.

Leia também


você pode gostar também

Pagam bem: 5 profissões para quem não quer trabalhar com atendimento

Se você é uma pessoa introvertida e não gosta de lidar com público, conheça cinco profissões para quem não quer trabalhar com atendimento.

5 filmes da Netflix para se inspirar e ter motivação nos estudos

Se você anda meio sem inspiração para continuar estudando para as provas do concurso, conheça cinco filmes da Netflix que podem te motivar.

Concurso INSS: o que levar em conta na hora de estudar leis? Veja 5 dicas

Vai prestar o concurso INSS e precisa ser aprovado? Conheça cinco dicas incríveis sobre como estudar leis.

Conheça 7 tipos de aprendizagem e suas vantagens durante os estudos

Está começando a estudar para um concurso público? Conheça os sete tipos de aprendizagem e as vantagens de cada um deles.

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.