Descubra 5 truques para manter a concentração nos estudos

Preste atenção em nossas cinco dicas sobre como manter a concentração nos estudos para as provas do concurso e deixe a sua aprovação mais perto.

Você já percebeu que, em determinadas situações, o nosso cérebro costuma cooperar e outras nem tanto? Por exemplo, a hora de manter a concentração nos estudos para as provas do certame pode ser extremamente complicado. Por isso, selecionamos cinco dicas incríveis sobre esse assunto e que vão turbinar o seu aprendizado. Pode acreditar, o seu cérebro não será mais o traíra da vez.

Veja como se concentrar nos estudos

1) Fuja das distrações

Leia também
continua depois da publicidade

Quando o assunto é manter a concentração nos estudos, as distrações talvez sejam as principais inimigas. Hoje em dia, estamos rodeados de tantas distrações (de todos os tipos) que pode mesmo ser complicado se concentrar nas disciplinas exigidas pelo edital do concurso.

Dessa forma, você precisa evitar todo tipo de distração enquanto estiver estudando. Deixe o seu celular desligado ou no modo silencioso, desligue a TV ou o aparelho de som, estude em um cômodo da casa que não tenha pessoas transitando toda hora. Além disso, elimine todo tipo de poluição visual, pois ela também atrapalha bastante a concentração.

Lembre-se de que a coisa importante nesse momento é o seu aprendizado e que você só vai conseguir alcançá-lo se a sua concentração estiver aguçada.

continua depois da publicidade

Afinal, é impossível aprender se a cada dois minutos chegar alguma notificação no seu celular, uma pessoa te interromper ou se o noticiário da TV roubar a sua atenção.

2) Treine o seu cérebro

Uma excelente forma de manter a concentração nos estudos é treinar o seu cérebro. Essa “malhação” saudável faz esse órgão manter o foco no conteúdo que precisa ser aprendido, o que pode impulsionar a concentração do concurseiro.

Quer um bom exemplo? Aposte em jogos como sudoku (que é baseado em estratégias e raciocínio lógico), quebra-cabeças, caça-palavras, xadrez, dama, palavras-cruzadas, jogo da memória, batalha-naval e banco imobiliário. Qualquer outra atividade lúdica que exija concentração também está valendo.

Esses jogos podem contribuir para o desenvolvimento da memória de curto e longo do prazo do estudante, além de dar aquela turbinada na capacidade de resolução de problemas. Por isso, treine bastante o seu cérebro, fechado?

continua depois da publicidade

3) Faça pausas regulares

Por mais que não pareça, para manter a concentração nos estudos é preciso fazer pausas regulares durante o dia. A nossa mente precisa de um período para reter as informações que foram recém-aprendidas. Por isso, é fundamental que você faça pequenos intervalos.

Além disso, fazer pausas frequentes melhora a oxigenação do cérebro, promove o relaxamento necessário e aprimora a concentração, já que mente não vai estar cansada por causa do excesso de informações.

Sendo assim, a cada duas horas de estudo intenso, dê uma pausa de 15-20 minutos. Levante-se da cadeira para espreguiçar, tome uma xícara de café, como uma fruta, respire um pouco de ar fresco no jardim ou escute uma boa música. O mais importante é que você dê um tempo para a sua mente.

continua depois da publicidade

4) Dê atenção especial ao ambiente de estudos

Você jamais vai conseguir manter a concentração nos estudos se for uma pessoa desleixada com o ambiente no qual está estudando. Lembre-se de que é impossível o seu cérebro se concentrar se estiver em meio a bagunça e sujeira em excesso.

Dessa forma, antes de começar mais um dia de estudos intenso, cuide da limpeza do ambiente, que deve estar sempre limpo, bem organizado, arejado, com boa iluminação (natural, de preferência), silencioso e com móveis que permitam uma ergonomia satisfatória.

Somente assim é possível se concentrar adequadamente. O seu local de estudos deve estar a seu favor e jamais contra. Na hora de colocar a mão na massa, certifique-se de que cada coisa está em seu devido lugar. Deixe em sua mesa somente o material que vai usar naquele dia.

continua depois da publicidade

5) Escreva à mão

Para o concurseiro conseguir manter a concentração nos estudos, escrever à mão os principais pontos de cada conteúdo também é uma alternativa inteligente. Quando você anota tudo aquilo de importante que aprendeu, a sua mente consegue gravar com muito mais facilidade.

Por mais que dê um certo trabalho, escrever à mão pode deixar o seu aprendizado mais efetivo e, ao mesmo tempo, aprimora a sua concentração, já que é preciso prestar atenção nas palavras que estão sendo escritas.

Dessa forma, a dica aqui é que você jamais abra mão do bom e velho caderno de anotações, para aumentar as chances de passar nas provas do concurso público. Estamos entendidos? Boa sorte.

Leia também

Concursos em sua
cidade