O setor de tecnologia é promissor e rentável para os profissionais que fazem parte dele. A área de programação, por exemplo, está bastante aquecida de uns anos para cá. Se você quer aprender a programar, selecionamos cinco sites que podem te ajudar com essa missão.
As plataformas, em grande parte, oferecem cursos pagos. Mas existem algumas opções totalmente gratuitas que podem te dar um melhor direcionamento para que você dê os primeiros passos nessa carreira. Como o máximo de empenho, é possível decolar rumo ao sucesso.
Confira os sites que oferecem cursos gratuitos de programação
1) Coursera
Para quem quer aprender a programar, a moderna plataforma de ensino à distância Cousera oferece cursos que são ministrados por renomados professores de diversas universidades de nível internacional.
Os cursos de programação, por exemplo, são 100% online, onde o aluno vai aprender as linguagens de programação mais usadas no mercado. Basta fazer sua inscrição na plataforma e pronto. Em três meses, dependendo da sua dedicação, já é possível dominar essa habilidade.
A plataforma ainda oferece certificados compartilháveis após a conclusão e cronogramas flexíveis. É necessário que o aluno tenha alguma experiência prévia com programação, já que os cursos oferecidos são de nível intermediário. Atente-se para isso, fechado?
2) Udemy
Se você realmente decidiu que quer aprender a programar, a plataforma de educação à distância Udemy também é uma excelente opção. Nela, são oferecidos cursos de desenvolvimento web para alunos iniciantes e para aqueles que querem se aperfeiçoar ainda mais.
São oferecidos cursos online pagos e gratuitos. A plataforma, que é bastante interativa com os usuários, ainda oferece certificação após a conclusão. Se você quer ficar craque em programação, não deixe de dar uma navegada por lá, combinado?
As aulas dos cursos são ministradas por renomados especialistas. O mais interessante é que o aluno pode estudar no seu ritmo e tem acesso vitalício, seja no celular ou no computador de casa. São mais de 204 mil cursos disponibilizados em vídeos interativos com uma excelente didática.
3) Khan Academy
Mais uma dica para quem quer aprender a programar. A plataforma Khan Academy também é perfeita para quem deseja ter o total domínio das principias linguagens de programação. Antes de fazer a inscrição, o aluno já tem acesso ao conteúdo programático da modalidade pretendida.
O site oferece vídeos educativos, exercícios e um moderno painel de aprendizagem totalmente personalizado, o que possibilita os alunos a estudarem dentro do seu próprio ritmo. A boa notícia é que, por se tratar de uma organização sem fins lucrativos, os cursos são 100% gratuitos.
Se você está querendo investir na carreira de programador, mas está com a grana meio curta, essa plataforma pode ser uma excelente escolha. Com bastante empenho da sua parte, você pode ficar craque nessa profissão, já que os professores têm muita experiência e domínio do conteúdo.
4) Programaê
Outra dica para quem deseja aprender a programar e se dar bem nessa área. A plataforma de ensino Programaê é uma iniciativa da empresa de telefonia móvel Vivo. O aluno vai imergir no universo da programação de uma maneira lúdica e 100% gratuita. O site também oferece certificado de conclusão.
O objetivo é fomentar o aprendizado da programação de computadores, bem como a disseminação da cultura digital para jovens de todas as idades. Com a “Hora do Código”, você tem acesso a vídeos explicativos sobre os desafios da programação.
Depois de assisti-los, basta escolher uma das trilhas e se tornar o mais novo aluno da plataforma, mesmo que você nunca tenha programado antes ou se já for fera em códigos. Basta organizar a sua agenda, reservar uma hora do seu dia e aprender programação se divertindo.
5) Aprender a programar: Google Android Training
A moderna plataforma Google Android Training também é perfeita para pessoas que desejam aprender a programar, mesmo que não tenham experiência anterior. Os alunos recebem os certificados de conclusão chancelados pelo Google, o que pode abrir as portas do mercado de trabalho.
Você vai aprender os códigos e linguagens de programação que são mais exigidos pelas empresas de tecnologia e/ou startups. Apesar da maioria dos cursos serem pagos, eles oferecem um excelente custo-benefício. Ou seja, é possível ter uma profissão pagando um preço acessível.
Se você almeja ganhar um certo destaque no mercado, ter um certificado do Google no currículo e ficar bem familiarizado com a programação (desenvolvimento de softwares), não deixe de acessar essa plataforma, combinado?
Por mais que aprender a programar seja um baita desafio para muitos, essa área costuma recompensar financeiramente os profissionais mais competentes. Pense nisso.