Conheça 7 problemas que o perfeccionismo exacerbado pode causar

Se você é daqueles concurseiros que buscam a perfeição em tudo aquilo que fazem, conheça sete problemas que o perfeccionismo exacerbado pode causar.

Ser perfeccionista ao extremo pode trazer prejuízos a curto e médio prazo em diversos âmbitos da sua vida, sabia? Aquela necessidade de sempre alcançar a perfeição em todas as ocasiões que permeiam a sua rotina pode, gradativamente, prejudicar a sua autoestima e a saúde mental. Por isso, selecionamos sete problemas que o perfeccionismo exacerbado pode causar.

Continue a leitura e conheça os malefícios que a busca constante pela perfeição pode trazer para a sua vida profissional e pessoal. Mesmo que o perfeccionismo tenha as suas vantagens, se houver exageros na dose, ele pode se tornar um problema no dia a dia do concurseiro. Confira.

Problemas que o perfeccionismo exacerbado pode causar

1) Procrastinação

Esse talvez seja um dos principais problemas que o perfeccionismo exacerbado pode causar. Aquele concurseiro que sempre busca a perfeição a todo custo tende a procrastinar mais. A lógica por trás desse tipo de comportamento é a seguinte: “Se eu não der conta de aprender o conteúdo X com perfeição, não vou nem tentar”.

Ou seja, ele só se envolve com algo quando tem total certeza de que vai conseguir realizar a tarefa com excelência. Nesse caso, o perfeccionismo aumenta a estagnação e as chances de o concurseiro desistir dos estudos. É preciso ter em mente que todo mundo precisa de um tempo para se aperfeiçoar.

2) Rigidez e exigências sem sentido

O concurseiro que sempre busca a perfeição em tudo tende a basear a qualidade do seu aprendizado durante os estudos ou do seu trabalho em alguns fatores, tais como:

  • O tempo que gastou para realizar uma determinada atividade;
  • A quantidade de elogios recebidos;
  • A repercussão do seu esforço;
  • Se algum outro concurseiro obteve um resultado melhor nas provas do simulado, por exemplo;
  • A grandeza do resultado alcançado.

Apesar de as expectativas acima só interessarem, de fato, ao próprio concurseiro, elas podem causar uma certa frustração, caso não sejam correspondidas. Mesmo que receba elogios e que a sua dedicação nos estudos seja reconhecida por outras pessoas, o descontentamento ainda prevalece, por causa das exigências citadas acima.

3) Autocrítica

Você já percebeu que os objetivos estabelecidos por uma pessoa que é regida pela crítica podem até assustar? Como temos em mente, na maioria das vezes, que pode ser impossível cumpri-los, as críticas costumam ter um nível de severidade acima da média.

O resultado são pensamentos do tipo: “Eu não tenho competência”; “Eu nunca conseguirei passar no concurso”; “Eu não tenho inteligência”; “Eu preciso estudar mais e mais” e por aí vai. Essa autocrítica com extrema rigidez pode levar o concurseiro a desenvolver depressão. Afinal, se autoavaliar negativamente pode resultar em desespero e incompreensão.

4) Falta de satisfação e infelicidade

Outro dos problemas que o perfeccionismo exacerbado pode causar é esse. O desânimo pode dar as caras na vida daquele concurseiro que nunca consegue agradar a si mesmo, já que está sempre buscando a perfeição em tudo aquilo que faz.

Como ele não consegue se satisfazer com absolutamente nada, já que sempre existe uma forma de fazer isso ou aquilo com mais perfeição, o concurseiro começa uma busca pelo bem-estar emocional.

O problema é que, com o passar do tempo, ele também pode perder o interesse em tudo aquilo que alimenta as nossas emoções. E essa falta de satisfação somada à ausência da felicidade podem gerar os transtornos mentais.

5) Esgotamento psicológico

Aquele concurseiro que tem um perfeccionismo exagerado faz questão de demonstrar (para as outras pessoas) que nunca comete erros e é regido pela eficiência o tempo todo. Só que esse esforço cobra o seu preço.

Em algum momento dessa jornada da busca pela perfeição, o estresse gerado por esconder a sua verdadeira personalidade, pode chegar ao limite e trazer, de brinde, o esgotamento psicológico.

6) Dificuldade para criar laços

Você sabia que o perfeccionismo também pode deixar o concurseiro com mais dificuldades para criar laços com as outras pessoas? É verdade. Nas relações do dia a dia, sejam elas pessoais ou profissionais, é natural os nossos defeitos ficarem mais em evidência, com o passar do tempo.

Os namoros e amizades só se tornam possíveis quando as imperfeições são toleradas por ambas as partes da relação. Mas o receio de que as outras pessoas descubram os seus defeitos acaba impedindo o concurseiro de se relacionar em sua vida.

7) Estresse e outros transtornos de saúde

O último dos problemas que o perfeccionismo exacerbado pode causar. Aquela ânsia de atingir a perfeição a qualquer preço também pode afetar a saúde física do concurseiro. Dores crônicas, insônia, fadiga e indisposição para estudar, são os principais sintomas.

Além disso, a emoções também podem ser seriamente afetadas. Estresse, ansiedade e angústia podem dar as caras quando a pessoa cai na real e descobre que pode ser impossível atender às suas expectativas, já que todo ser humano comete falhas.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.