Conheça 5 exercícios que ativam o cérebro e aumentam sua performance

Conheça dicas de exercícios que ativam o cérebro e aumentam performance, para você conseguir ser aprovado nas provas do concurso.

Com o passar dos anos, a nossa memória, concentração e atenção são as habilidades cognitivas mais afetadas. Mas se você está empenhado a passar nas provas do concurso público e está estudando à beça para alcançar esse objetivo, conheça cinco exercícios que ativam o cérebro e aumentam performance. Fique tranquilo, concurseiro, que nem tudo está perdido. Confere aí.

continua depois da publicidade

Faça as coisas de uma forma diferente

Esse é um dos melhores exercícios que ativam o cérebro e aumentam performance durante a sua fase de estudos, por mais que pareça estranho.

Por exemplo, você já experimentou usar a mão não dominante (aquela que não é utilizada habitualmente) para fazer tarefas corriqueiras do seu dia a dia, como escovar os dentes, usar o mouse do computador, tomar água ou mesmo segurar algo para comer? Isso é um estímulo e tanto para o cérebro, em diversos aspectos.

Leia também

E que tal, pelo menos duas vezes por semana, tomar banho com a luz apagada (se for à noite, claro) ou de olhos fechados, ou fazer um percurso diferente do habitual? Esse tipo de atividade aumenta a conexão dos hemisférios cerebrais e aprimora ainda mais as funções cognitivas. Aqui, destros viram canhotos e vice-versa.

continua depois da publicidade

Pratique atividades que exigem memorização

Mais um dos exercícios que ativam o cérebro e aumentam performance. Tudo aquilo que exige memorização faz um bem danado para a nossa mente. Por isso, para aumentar as chances de arrasar nas provas do certame, uma boa dica é investir em aulas de teatro ou dança, já que isso pode turbinar a sua capacidade de aprendizado.

Além de exercitar bastante a sua mente, vai aumentar a sua capacidade de memorizar conceitos em geral e fórmulas matemáticas. Quanto mais você treinar a sua memorização, mais turbinado o seu cérebro vai ficar.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que memorizar não é a mesma coisa que “decoreba”, pois quem decora acaba esquecendo pouco tempo depois. Procure entender e jamais decorar.

Desafie a sua atenção

Outro dos exercícios que ativam o cérebro e aumentam performance. Existem determinadas atividades interessantes que desafiam a sua atenção no dia a dia.

Quer um bom exemplo? Aquelas dinâmicas que estimulam a encontrar as principais diferenças entre duas imagens praticamente idênticas ou encontrar uma que está oculta em meio a outras, são de grande valia. O famoso “jogo dos sete erros” também é uma excelente forma de aumentar a performance do seu cérebro, já que a sua atenção precisa estar aguçada.

continua depois da publicidade

Uma outra sugestão é observar as pessoas ao seu redor (na fila do banco ou do supermercado, por exemplo), fechar os olhos e procurar se lembrar de detalhes como os sapatos ou roupas que elas estavam usando. É um treino e tanto.

Exercícios que ativam o cérebro: pratique jogos

Não existe receita mágica para ativar o cérebro e aumentar a sua performance que não seja treino constante. Por isso, outra dica interessante é praticar jogos que estimulam a inteligência e mantêm o cérebro ativo.

Sudoku, caça-palavras, dominó, xadrez, dama, palavras-cruzadas ou até montar um quebra-cabeças, são excelentes alternativas. Logo, tudo aquilo que exige atenção pode aprimorar a sua concentração, além de ser um baita desafio para o nosso cérebro, fazendo com que ele trabalhe a todo vapor.

Mas vale lembrar que essa prática precisa ser constante, ou seja, pelo menos duas vezes por semana, reserve um tempinho para desafiar sua mente através de um jogo estimulante e prazeroso. Nada deve ser por obrigação, fechado?

Ensine a si mesmo

Talvez esse seja um dos exercícios que ativam o cérebro e aumentam performance que mais funcionam para os concurseiros de plantão.

Você já experimentou ensinar a si mesmo aquilo que acabou de aprender? Essa é uma excelente maneira de turbinar o seu aprendizado, já que reforça as informações na sua mente. Faça isso em frente ao espelho, explicando com suas próprias palavras.

Se for o caso, ensine o conteúdo estudado para um amigo (sem colar). Ao final da sua explicação, pergunte se a pessoa entendeu tudo. Essa é uma maneira de saber como está o seu domínio do assunto que precisa ser aprendido e se ajustes são necessários.

E repita a explicação quantas vezes for preciso. Lembre-se: quanto mais vezes, melhor, já que a prática leva à perfeição.

Agora que você conhece os exercícios que ativam o cérebro e aumentam performance, deve praticá-los com frequência, para que o sonho de passar nas provas do concurso se torne realidade. É possível, pois só depende de você.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade