Não restam dúvidas de que os exercícios para ativar a memória e a concentração são fundamentais para manter o nosso cérebro mais ativo e menos preguiçoso, além de evitar o déficit cognitivo. Se você procura uma maneira de turbinar o seu aprendizado para arrasar nas provas do certame, vamos te mostrar três exercícios infalíveis para ativar e desenvolver a sua memória. Preparado concurseiro? Então, bora lá.
Exercícios para ativar e aumentar a memória
1) Pratique jogos
Para ativar a memória e desenvolver ainda mais o seu raciocínio, você pode investir em jogos mentais como sudoku, caça-palavras, dominó, quebra-cabeças, xadrez, dama, batalha naval, banco imobiliário ou palavras-cruzadas.
Esse tipo de atividade vai exercitar a sua memorização e a capacidade de aprendizado. Além disso, praticar jogos como os citados acima vai exercitar o seu raciocínio lógico, a sua capacidade de pensar de forma estratégica e, de brinde, prevenir a diminuição da memória de longo prazo.
Vale ressaltar que essa prática precisa ser constante. Por isso, que tal chamar um ou dois amigos para esse desafio e, de quebra, ativar a sua memória ainda mais?
Esse tipo de exercício vai deixar o seu cérebro mais elástico e ampliar a sua capacidade de reter as informações que precisam ser aprendidas, já que cria mais conexões neurais.
E não existe nada melhor para ativar a memória do que fazer a mente “malhar” bastante. Com essa dica você vai unir o útil ao agradável, ou seja, vai exercitar o seu cérebro se divertindo.
2) Aprenda algo novo
Outro exercício infalível para ativar a memória é ser uma pessoa ávida pelo aprendizado constante. Se você sempre procurar aprender algo novo em seu dia a dia, vai desenvolver ainda mais a sua inteligência, o seu raciocínio e a sua capacidade de memorização, o que é algo extremamente útil para as provas do concurso. Você pode aprender:
- Falar um novo idioma;
- Preparar um prato exótico;
- Consertar um aparelho eletrônico;
- Tocar um instrumento musical;
- Praticar uma nova modalidade esportiva;
- Atividades que exigem memorização, como teatro ou dança;
- Desenvolver uma nova habilidade técnica;
- Assuntos nos quais não tenha tanta familiaridade.
Chega ou quer mais? O mais interessante é que tudo isso vai aumentar bastante a sua capacidade cerebral, desenvolver ainda mais a sua memória e, sobretudo, a concentração. Mas você só terá direito a esse “pacotão” de vantagens, se colocar a mão na massa com bastante frequência.
Lembre-se sempre de que o seu cérebro precisa ser estimulado o tempo todo, já que ele definitivamente não gosta de ficar parado. Sendo assim, quanto maior for a sua elasticidade, melhor para você.
3) Faça coisas às quais não está acostumado
Mais um dos exercícios infalíveis para ativar a memória e que pode turbinar o seu aprendizado, é fazer coisas nas quais o seu cérebro não está acostumado.
Quando você faz isso, uma maior quantidade de neurônios se conectam mais facilmente, ampliando o seu raciocínio e a sua capacidade de memorizar informações novas.
E, cá pra nós, é tudo aquilo que você mais deseja para passar nas provas do concurso, certo? Olha só o que você pode fazer:
- Tentar tomar banho de olhos fechados ou no escuro;
- Mudar o trajeto de casa para o trabalho, já que a mudança na rotina estimula o seu cérebro a pensar;
- Alterar a posição do mouse do seu computador, pois isso auxilia na mudança dos padrões de pensamento;
- Começar a usar a mão não dominante para comer, beber água, se ensaboar ou escovar os dentes;
- Memorizar a lista de compras do supermercado;
- Comer uma comida diferente, já que isso estimula o cérebro a identificar os ingredientes.
Pode até parecer tarefas simples, certo? A grande questão é que, quando não estamos acostumados com a mudança inesperada da rotina, a outra parte do nosso cérebro (que é menos estimulada) passa a trabalhar de uma maneira mais eficiente.
Por mais que seja estranho as nossas sugestões, elas vão deixar a sua mente mais elástica, ativar a sua memória e triplicar a sua capacidade de raciocínio. E isso pode servir como um bálsamo para aumentar as chances de aprovação no concurso público.
Agora é só colocar em prática as nossas dicas de exercícios para ativar e desenvolver a memória para ter a certeza de que a sua capacidade de aprendizado e raciocínio estará bem maior do que antes. Mantenha o foco e boa sorte nas provas.