Conheça 13 cidades que mudaram drasticamente de nome no Brasil

Várias cidades brasileiras mudaram drasticamente de nome ao longo das décadas, fazendo referências a pessoas importantes ou ao próprio território.

Cada município carrega uma história única e, ao longo do tempo, é normal que mudanças aconteçam, inclusive no nome. Alguns homenageiam uma personalidade importante, outros fazem referência à geografia do local ou até mesmo à língua de povos nativos. Por todo o país, existem cidades que mudaram drasticamente de nome.

Leia também

Alterações não são exclusividade do passado quando vilas foram elevadas a distritos e depois a municípios. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, quatro cidades foram rebatizadas. A última modificação aconteceu em 2021, quando Grão Pará ganhou um hífen e se tornou Grão-Pará (SC).

Cidades que mudaram drasticamente de nome

cidades que mudaram de nome, cidades brasileiras mudaram de nome
Cidades que mudaram de nome, cidades brasileiras mudaram de nome. Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

O IBGE informou que mais de 130 alterações foram feitas no nome de municípios entre os anos de 1938, quando foi iniciada a coleta de dados, até o ano de 2021. As mais recentes foram bastante simples, voltadas para a facilitação na grafia da palavra, trocando letra, tirando um acento ou incluindo hífen.

Há também aqueles municípios que tiraram um sufixo ou parte do nome por ser muito grande, fazendo uma simplificação. No entanto, existem cidades que mudaram drasticamente de nome a ponto de alguns nem fazerem referência ao antigo. Confira a lista de 13 municípios que passaram por isso:

  1. Florianópolis (SC) já foi Nossa Senhora do Desterro;
  2. João Pessoa (PB) já foi Paraíba do Norte;
  3. Pihmhi (MG) já foi Piuí;
  4. Presidente Bernardes (MG) já foi Calambau;
  5. Mathias Lobato (MG) já foi Vila Matias;
  6. Luziânia (GO) já foi Santa Luzia;
  7. Ilhabela (SP) já foi Vila Bela da Princesa;
  8. Vinhedo (SP) já foi Rocinha;
  9. São José do Rio Preto (SP) já foi Iboruna;
  10. Petrolina (PE) já foi Passagem de Juazeiro;
  11. Senhor do Bonfim (BA) já foi Vila Nova da Rainha;
  12. Itapuã do Oeste (RO) já foi Jamari;
  13. Campo Grande (RN) já foi Augusto Severo.

Outras mudanças de nome dentro do país

Mudar de nome não é um fenômeno que acontece só nas cidades brasileiras. Até mesmo o nome do país já passou por várias alterações desde o início da colonização. Originalmente, as tribos indígenas chamavam o local de Pindorama, que significa “Terra das Palmeiras” em tupi. O Brasil também já foi chamado de:

  • Ilha de Vera Cruz;
  • Terra Nova;
  • Terra dos Papagaios;
  • Terra de Vera Cruz;
  • Terra de Santa Cruz;
  • Terra Santa Cruz do Brasil;
  • Terra do Brasil.

A partir de 1527, passou-se a chamar a colônia portuguesa de Brasil. Já após a proclamação da República, em 1889, até o ano de 1968, o país foi chamado de Estados Unidos do Brasil. Posteriormente, voltou a ser apenas Brasil. Entre os estados, também houveram algumas mudanças.

Rondônia, por exemplo, no norte do país, tinha o nome de Território do Guaporé e, somente em 1982, foi rebatizada em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon. Já o estado do Tocantins nem mesmo existia, pois o território fazia parte do estado de Goiás. A partir da emancipação, em 1988, é que ganhou esse nome.

Leia também

você pode gostar também

IPVA 2023: veja 29 carros que terão isenção do imposto

Milhões de condutores brasileiros poderão ser beneficiados com a isenção de IPVA para veículos. Confira quais são os modelos.

Para que serve o furo que fica ao lado da câmera do iPhone?

Há um pequeno buraco entre a câmera e o flash na parte traseira de alguns iPhones. Em outros modelos, pode estar em lugar diferente. Veja para que serve esse furo.

Confira 7 profissões perfeitas para quem gosta de ler e escrever

Tem uma enorme afinidade com a área de Humanas e sempre sonhou em trabalhar nela? Então, conheça sete profissões para quem gosta de ler e escrever.

Descubra para que realmente serve o furo que fica no cadeado

O furo no cadeado é um mistério para muita gente que desconhece as duas utilidades desse mecanismo e como ele auxilia o funcionamento do cadeado.

7 grandes filmes da Netflix que vão te deixar mais esperançoso

Está precisando de um pouco mais de inspiração nos estudos, concurseiro? Conheça sete grandes filmes da Netflix que podem te deixar mais otimista em relação ao futuro.

Vacina BCG: descubra para que serve e por que ela deixa marca no braço

A vacina BCG é uma das vacinas mais importantes do esquema vacinal. Entenda para que ela serve e por que deixa uma marca no braço.