Confira truque certeiro para fazer uma limpeza profunda no ventilador

Você sabe como limpar corretamente o seu ventilador? Leia e descubra algumas formas de realizar essa tarefa.

Com a chegada do verão, os ventiladores novamente serão muitos utilizados dentro de nossas casas para amenizar o calor e manter os ambientes mais arejados. Normalmente muitas pessoas deixam de realizar limpezas periódicas nesses eletroportáteis.

Isso porque, seja por acharem complicado limpar os ventiladores ou até mesmo por acreditarem não ser preciso a limpeza, deixam de realizar essa tarefa. No entanto, a limpeza, além de preservar o seu bom funcionamento, garante melhorias na qualidade do ar.

Diante disso, não só o chão de nossas casas, mas também os móveis; eletrodomésticos; eletroportáteis; entre outros objetos devem ser mantidos limpos para evitar o aparecimento de doenças pré-existentes como rinite, sinusite e asma e o surgimento de novos problemas respiratórios.

Em suma, sabendo que fazer a limpeza do ventilador, seja ele de chão ou de teto não é uma atividade fácil, principalmente, por muitas vezes ter que retirar todos os seus compartimentos para deixar tudo limpo, separamos alguns truques que vão te ajudar, a seguir.

Qual o truque certeiro para limpar o ventilador?

O truque mais certeiro que viralizou em vários vídeos nas redes sociais é realizar a limpeza do ventilador usando um saco plástico. Nesse caso, você pode utilizar qualquer sacolinha de plástico de mercado ou até mesmo um saco de lixo que comporte o ventilador.

Neste caso, você deve fazer uma mistura com água e vinagre de álcool e borrifar no aparelho; após esse processo, basta cobrir o ventilador com o saco plástico e ligá-lo na potência máxima. Dessa forma toda sujeira sairá dentro do plástico.

Esse procedimento é indicado para os ventiladores com grades sendo os de chão ou de mesa, não sendo recomendado para os ventiladores de teto. Vale destacar que você também pode utilizar na mistura o bicarbonato de sódio, pois ele faz uma esfoliação que é capaz de clarear o ventilador que se encontra amarelado ou com alguma sujeira grudada.

Essa forma que se popularizou bastante na internet é ideal para quem sofre com algum tipo de doença respiratória, pois ao tampar o ventilador com o saco plástico, você evitar que a poeira presente neste objeto se espalhe pelo ambiente. Além disso, não há necessidade de desmontar o ventilador.

Outras maneiras de limpar o aparelho

1. Usando o aspirador de pó

Esse é considerado o modo mais prático de limpar o ventilador. Nesse caso, basta desligar o aparelho da tomada e utilizar um aspirador de pó para retirar toda a poeira concentrada no aparelho. Ainda, para uma limpeza mais completa, com a ajuda de uma chave de fenda você pode desmontar o ventilador e aspirar todo o pó.

2. Usando uma esponja

Com o ventilador desligado, você pode utilizar uma esponja úmida e com a aplicação de detergente realizar a limpeza do eletroportátil, assim trazendo um visual de novo do aparelho. É importante ressaltar que, após passar a esponja, seque muito bem todas as aberturas antes de ligá-lo novamente na tomada, para evitar que ele queime.

3. Utilizando um desengordurante

Caso o seu ventilador esteja bastante engordurado, para eliminar toda a sujeira impregnada basta desmontar a peça e aplicar um desengordurante da marca de sua preferência.

4. Passando álcool gel

Por fim, para uma limpeza correta do seu ventilador, seja ele de teto ou de chão, você pode utilizar o álcool gel. Nesse caso, é necessário desmontar o aparelho cuidadosamente e aplicar o álcool gel sob um pano de forma a deixá-lo úmido e, em seguida, passar o produto no ventilador.

Destaca-se também que você nunca deve deixar entrar água ou produtos em contato com o motor do ventilador, a fim de evitar danos.

Leia também

você pode gostar também

Gastronomia: como empreender nessa área? Confira 5 dicas

A Gastronomia é um ramo profissional que está associado com atividades como o turismo, lazer, comércio de alimentos e outros setores da indústria. Assim, empreender nessa área é mais simples do que parece.

Como conciliar trabalho e estudo? Confira 7 dicas simples e práticas

Vai começar o cursinho preparatório para o concurso, mas trabalha o dia inteiro? Fique por dentro de sete dicas de ouro sobre como conciliar trabalho e estudo.

Você sabia que existe o Dia da Saudade? Conheça essa data comemorativa

A palavra saudade pode remeter a um episódio de alegria ou de tristeza. Seja como for, esse sentimento é tão importante que tem data comemorativa, o Dia da Saudade.

As cores de esmalte que mais combinam com cada signo

Bateu aquela indecisão na hora de escolher a tonalidade que vai passar nas unhas? Então, conheça as cores de esmalte que mais combinam com cada signo.

7 sinais de que você deveria mudar de profissão

Está insatisfeito com o seu atual emprego? Então conheça os sete sinais de que você deveria mudar de profissão e cogite uma transição de carreira.

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.