O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição social tributária realizada por empresas privadas para financiar o pagamento de benefícios aos profissionais do setor. Mais especificamente, o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e também da participação dos trabalhadores privados na receita das entidades.
O PIS é destinado aos profissionais regidos pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT). A instituição financeira responsável pelo pagamento desses valores é a Caixa Econômica Federal.
No geral, o número de identificação no programa é gerado logo no primeiro emprego do trabalhador. Dessa forma, costuma estar registrado na Carteira de Trabalho, no Cartão Cidadão ou nos extratos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Porém, para aqueles que perderam esse registro, é possível obtê-lo nas agências da Caixa, mediante solicitação.
Como consultar o número PIS por telefone
Em primeiro lugar, o trabalhador precisa ligar para o telefone da Previdência Social pelo número 135. A partir do contato com o atendente, é necessário informar os dados básicos e informações cadastrais requisitadas para identificação no sistema. Logo em seguida, é transmitido o número PIS.
Nesse caso, a Previdência Social oferece atendimento de segunda à sábado, entre 7h e 22h. Contudo, é possível ligar para o Caixa Cidadão, pelo número 0800 726 0207, e optar tanto pelo atendimento eletrônico quanto pelo atendimento com atendentes, de acordo com a disponibilidade do serviço.
Consulta pela internet
O trabalhador pode consultar o número do seu PIS pelo site da Caixa, utilizando o CPF. Além disso, o site do Meu INSS disponibiliza o número de identificação na aba “dados do usuário”, no ícone superior à direita. Nesse caso, é preciso ter cadastro na plataforma.
Por outro lado, há também a possibilidade de acessar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, o Cnis. Siga os passos:
- Clique na aba “Cidadão”;
- Prossiga para a sessão “Inscrição”, no canto superior esquerdo do menu de funções;
- Selecione a opção “Filiado” e preencha os dados com as informações presentes na sua Carteira de Trabalho, seja ela física ou digital;
- Confira as informações e clique em “Continuar”.
Se as informações estiverem corretas, é normal que apareça uma mensagem em vermelho. No corpo de texto dessa mensagem estará o seu número do NIT, que corresponde ao número PIS.
Aplicativos para consulta do PIS
Existem algumas opções para consulta através de aplicativos. Confira a seguir:
- Caixa Trabalhador e Caixa Tem: acessando o menu de funcionalidades, é possível encontrar o número do PIS na aba de informações do usuário;
- FGTS: o trabalhador consegue consultar seu número PIS a partir de um dos contratos registrados no aplicativo, pois tem como base o CPF utilizado em experiências profissionais;
- Carteira de Trabalho Digital: através do aplicativo da CTPS Digital, disponível para Android e iOS, é possível consultar o número PIS por meio dos contratos anteriores, basta que o usuário procure nos documentos salvos na plataforma a sessão correspondente a esse dado.
Em caso de dúvidas, a Caixa Econômica Federal oferece aos beneficiários canais de atendimento dentro dos aplicativos, e nas agências próximas. Porém, é possível entrar em contato com o Atendimento CAIXA Cidadão pelo número 0800 726 0207.