Estudar com qualidade para um concurso, vestibular ou mesmo uma prova não costuma ser fácil. Por isso, é preciso que a pessoa esteja disposta a se organizar e a fazer uma preparação adequada. Então, veja 7 truques para aproveitar ao máximo os estudos.
Sono em dia
Antes de estudar, é preciso lembrar que o sono deve estar em dia. Já existem estudos que apontam que a falta de sono pode prejudicar a retenção de novos conhecimentos. Afinal, quando alguém dorme mal, o corpo e o próprio cérebro não descansaram da maneira apropriada.
Como consequência, a pessoa tende a perder a concentração, ficar mais irritada, cansada e até mesmo ter dores de cabeça.
Esteja em um ambiente confortável
Um bom ambiente de estudo requer que a pessoa esteja em uma situação confortável, com mesas e cadeiras adequadas, com pouco ou nenhum barulho. Além disso, a iluminação e a temperatura devem ser observadas para não incomodar o estudante. Ao mesmo tempo, evite estudar deitado, pois a tendência é sentir sono ou ficar distraído.
Procure materiais de qualidade
Estudar com materiais de qualidade deve ser sempre levado em consideração. Por isso, procure com cautela por apostilas, textos, livros e vídeos. Nem todo material de estudo é bom, seja ele gratuito ou pago.
Se possível, confira na internet os comentários de quem já utilizou o material e verifique a procedência de origem. Atualmente, existem diversos sites que ofertam conteúdos pagos ou gratuitos de boa qualidade. Vale a pena gastar um tempinho para achar algo que vai elevar o conhecimento.
Organize o tempo
De todos os itens dessa lista, a organização do tempo é talvez o mais difícil de ser feito, afinal, muitos concurseiros e vestibulandos possuem empregos ou outras atividades. Assim, organize de forma semanal sua agenda de estudos, com intervalos para ir ao banheiro e fazer um lanche.
Ao mesmo tempo, não exagere na quantidade de tempo estudando. É necessário ter momentos de descanso e lazer para deixar a cabeça mais leve e preparada para quando for preciso focar novamente.
Faça testes e provas
A melhor maneira para saber como andam os estudos é a realização de testes e provas. Procure encontrar avaliações semelhantes ou que já foram aplicadas no passado. Além disso, sempre que terminar um conteúdo novo, verifique se existe a possibilidade de responder algumas perguntas por meio de testes.
Mapas mentais
O mapa mental é uma das melhores formas de se fazer o resumo de uma matéria. Com ele, o estudante consegue simplificar, por meio de palavras-chave, símbolos e setas, os principais temas do conteúdo.
Revisões
Por fim, não se deve esquecer os benefícios que uma revisão bem-feita pode trazer. Revisar uma matéria é essencial para que haja a retenção do conhecimento no cérebro. Por isso, o item anterior foi justamente os mapas mentais. Eles são uma das ferramentas, ao lado dos resumos, que auxiliam na etapa.