Confira 7 carros populares que devem sair de linha em 2023

É fã do mundo automobilístico? Conheça sete carros populares que devem sair de linha em 2023, caso esteja pensando em adquirir um automóvel ano que vem.

Não é novidade para ninguém que a oferta de carros no mercado brasileiro é bastante ampla. Apesar disso, vários modelos são lançados e aposentados todos os anos, seja pela baixa procura ou decisões internas das montadoras. Essa matéria selecionou sete carros populares que devem sair de linha em 2023.

Se você está pensando em comprar um veículo no ano que vem, não deixe de ler até o final. Adquirir um modelo que não será mais fabricado pode representar dores de cabeça no futuro, principalmente a respeito das manutenções corretivas. Confira.

Carros populares que devem sair de linha em 2023

1) VW Gol

Esse é um dos carros populares que devem sair de linha em 2023. Produzido ininterruptamente no Brasil desde 1980, esse compacto foi um dos recordistas de venda da marca alemã por vários anos seguidos. Apesar da imensa popularidade, o Gol vai se aposentar em breve.

A Volkswagen alega que os custos de produção do modelo praticamente triplicaram após a pandemia, o que acabou ficando inviável dar continuidade a fabricação. Além disso, a concorrência está cada vez mais acirrada, o que desanimou a montadora, que decidiu investir na produção de outros automóveis mais rentáveis.

2) VW Voyage

Outros dos carros populares que devem sair de linha em 2023. Lançado no Brasil em 1981, esse sedan alemão conquistou uma legião de fãs de norte a sul do país. Mas de uns tempos para cá, as vendas do modelo não foram significativas.

E isso levou a Volkswagen a encerrar definitivamente a produção desse veículo a partir do ano que vem. Nem mesmo as mudanças no design das gerações anteriores foram suficientes para cativar os clientes fiéis à marca. Dessa forma, o Voyage também se despede do mercado.

3) Carros populares que devem sair de linha em 2023: Fiat Uno

Produzido no Brasil desde 1984, esse compacto italiano foi o principal concorrente do Gol durante vários anos seguidos, disputando de igual para igual à liderança do segmento de carros populares. Só que de uns tempos para cá, as vendas do modelo estão cada vez menores.

Dessa forma, a Fiat achou melhor interromper a fabricação do Uno a partir de 2023. Os veículos da mesma categoria da concorrência se mostraram mais interessantes na hora da aquisição, o que acabou selando definitivamente a aposentadoria do “queridinho” Uno.

4) Honda Fit

Esse também é mais um dos carros populares que devem sair de linha em 2023. Estreando no Brasil em 2003, o Honda Fit sempre teve vendas expressivas durante vários anos consecutivos, muitas vezes, superando até mesmo modelos mais consagrados.

Devido à concorrência de outros compactos com melhor custo-benefício e a baixa nas vendas dos últimos anos, a montadora japonesa decidiu interromper a produção do Fit a partir do ano que vem, em definitivo. A Honda não cogita a possibilidade do modelo voltar ao mercado no futuro.

5) Carros populares que devem sair de linha em 2023: Suzuki Vitara

Essa marca japonesa nunca ganhou muito espaço aqui no Brasil. Depois do fechamento de algumas concessionárias da Suzuki, menos unidades do modelo foram importadas. O Vitara deu as caras em terras tupiniquins em 1991 e nunca teve vendas expressivas.

Durante a pandemia da COVID-19, a procura pelo modelo, que nunca teve preços acessíveis, despencou ainda mais. E isso foi o estopim para que a Honda interrompesse a fabricação dele por aqui, já que o custo de produção estava sendo inviável.

6) Hyundai ix35

Quando falamos em carros populares que devem sair de linha em 2023, esse modelo sul-coreano não poderia faltar na lista. Importado para o Brasil desde 2010 e nacionalizado em 2013, esse SUV de médio porte foi um dos recordistas de vendas da montadora por vários anos.

E apesar das vendas do modelo terem sido satisfatórias em 2021, a Hyundai achou melhor aposentá-lo. Essa decisão foi puramente estratégica, já que a montadora vai investir em modelos elétricos mais modernos e, sobretudo, rentáveis.

7) Honda WR-V

O último dos carros populares que devem sair de linha em 2023 também é japonês. De acordo com a Honda, o WR-V, apesar de ter sido lançado no mercado brasileiro em 2016, também vai se aposentar ano que vem. Na verdade, as vendas do modelo nunca foram expressivas, já que outros SUVs da concorrência despertaram o maior interesse dos consumidores.

A montadora pretende desenvolver uma versão mais robusta e atualizada desse utilitário. E se tudo der certo, é bem provável do WR-V atual ter a sua fabricação interrompida definitivamente.

E aí, o que você achou dos carros populares que devem sair de linha em 2023? Se você estiver pensando em comprar qualquer um dos veículos citados nesse post, não deixe de fazer uma boa pesquisa sobre a disponibilidade de peças de reposição e os custos de manutenção. Dependendo do modelo, o preço pode ser bem salgado.

Leia também

você pode gostar também

Para que servem aquelas bolas laranjas nos fios de transmissão?

Fios de alta tensão geralmente possuem itens de segurança bastante chamativos para evitar acidentes que possam danificar os fios e causar maiores problemas.

Convocação, nomeação e posse: saiba qual é a diferença

A diferença entre a etapa de convocação, nomeação e posse em um concurso público pode criar dúvidas nos candidatos, principalmente sobre a burocracia e procedimentos ao longo desses níveis.

O que 2023 reserva para os concursos? Veja 7 editais previstos

Os concursos públicos previstos para serem realizados no Brasil em 2023 podem ofertar vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.

7 verdades sobre concursos públicos que vão te motivar

Está querendo começar uma carreira pública em 2023? Então, conheça sete verdades sobre concursos públicos que podem deixar a sua motivação nas alturas.

Como usar o marketing pessoal para ter bons relacionamentos no trabalho?

Entenda melhor o conceito de marketing pessoal e veja como aplicar esse conhecimento à sua vivência profissional.

11 profissões que você nem sabia que já existiram

Conheça um pouco mais sobre as profissões que você nem sabia que já existiram e que só são relembradas em documentários da TV ou nos livros escolares.