Confira 5 formas engenhosas de usar a cola quente no dia a dia

A pistola de cola quente é uma ferramenta muito útil para aplicar em diferentes tipos de superfícies; veja alguns truques de como usá-la a seguir.

A pistola de cola quente é uma ferramenta essencial para ter em casa. Úteis e versáteis, esses instrumentos servem para uma ampla variedade de projetos domésticos, desde reparos até decoração.

O silicone usado na pistola de cola quente é um adesivo termoplástico destinado a unir superfícies como madeira, papelão, papel, metais finos, porcelana ou plásticos.

Quando o compramos, ele vem em uma barra cilíndrica sólida para ser colocado em uma pistola de calor. Desse modo, o silicone é derretido na pistola de cola quente e assim aplicamos sobre o material que queremos colar. Após um minuto, o silicone solidifica e mantém as duas superfícies unidas. Veja 5 formas engenhosas de usar essa ferramenta no seu dia a dia:

Formas engenhosas de usar a cola quente

1. Criar objetos decorativos

Com um pouco de prática e se você tiver uma superfície de plástico lisa, é possível criar diversos desenhos com silicone que você pode usar depois, como bijuterias, chaveiros, estampas, entre outros.

Isso porque o silicone é um material moldável que você pode furar, dobrar, decorar enquanto quente e cortar conforme sua criatividade quando frio, oferecendo versatilidade para uso em diversas áreas.

2. Decore garrafas ou vasos

Dê um novo visual àquele vaso que você tinha esquecido em algum lugar da sua casa. Crie uma espiral em volta da garrafa ou ainda acrescente outros elementos, como cordas, flores e laços.

3. Faça decorações de Natal

Podemos fazer enfeites para a árvore de Natal usando a cola quente. Basta usar papel manteiga para desenhar um floco de neve, por exemplo, com a pistola de silicone. Depois de seco, é só destacá-lo facilmente. Em seguida, pinte-o e adicione glitter dourado ou prateado para finalizar.

4. Conserte rachaduras nas janelas

Se você deseja usar uma pistola de cola quente para realizar reparos, deve levar em consideração seus benefícios ao cobrir rachaduras ou superfícies quebradas, especialmente em janelas. Lembre-se que o silicone é um material fácil de remover, então você pode retirá-lo da janela quando desejar.

5. Use para colar tecidos

A cola quente também pode ser usada para unir tecidos e diversos materiais nele. Assim, é possível incorporar estampas e desenhos diferentes em calças, além de consertar e colocar botões em camisas em poucos segundos, tornando-se uma boa ideia para situações de emergência.

Como usar a cola quente?

Ao usar uma pistola de cola quente, é importante finalizar o bastão de cola inserido, em vez de retirá-lo e substituí-lo por um novo. Nunca coloque um bastão de cola pela metade na parte de trás da pistola quando ela ainda estiver ligada, porque a cola quente pode pingar em suas mãos e você pode se queimar.

Antes de guardar a pistola, faça a limpeza do bico com a cola ainda quente, para evitar que ela endureça e bloqueie o bico.

Evite acidentes ao manusear pistolas de cola quente

Quando se trata de pistolas de cola quente, é muito importante prestar atenção à segurança. Embora estejam preparadas para não transmitir o calor que produzem, existem elementos da pistola, como os bicos, que atingem temperaturas muito altas.

Nesse sentido, é aconselhável usar luvas resistentes para evitar queimaduras acidentais. Além disso, sempre desligue o objeto da tomada após o uso e antes da limpeza do bico, pois, além de economizar energia, você evita possíveis acidentes e danos a ferramenta.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.