Confira 15 profissões que possuem maior oferta de vagas em 2022

Algumas profissões cresceram nos últimos anos e ganharam espaço no mercado de trabalho com maior oferta de vagas que outras ocupações tradicionais.

O Brasil possui mais de 2,2 mil ocupações reconhecidas e, em 2021, criou mais de 2,7 milhões de empregos com carteira assinada. A variação no mercado de trabalho mostra maior oferta de vagas para algumas profissões em específico neste ano de 2022. Muitas delas são nas áreas de Tecnologia, Vendas e Serviços.

Entender as tendências de empregabilidade pode ajudar a escolher qual é a carreira que você quer seguir. Grande parte dos cargos mais valorizados requerem nível superior na área ou algum tipo de qualificação prévia. Por isso, cursos de aperfeiçoamento costumam ser bem vistos no currículo.

Quais são as profissões com maior oferta de vagas

Atualmente, existem 12 milhões de brasileiros desempregados, segundo o IBGE. A pandemia de COVID-19 foi um fator determinante para o aumento do desemprego no país. No entanto, alguns setores viram a oportunidade de crescimento e algumas ocupações acabaram ganhando espaço nos últimos dois anos.

Muitas das profissões com maior oferta de vagas estão diretamente ligadas ao uso da internet, redes sociais e aplicativos. Outras, mais tradicionais, cresceram com a onda do empreendedorismo e negócios próprios. Veja 15 carreiras que estão em alta no momento com grande procura:

  1. Contador;
  2. Engenheiro da Computação;
  3. Profissionais de Tecnologia da Informação;
  4. Analista de Dados;
  5. Desenvolvedor de sistemas;
  6. Analista de pessoas;
  7. Profissionais de Marketing;
  8. Especialistas em e-commerce;
  9. Atendente de Loja;
  10. Promotor de Vendas;
  11. Operador de Caixa;
  12. Analista de negócios;
  13. Administrador;
  14. Vigia;
  15. Técnico em Enfermagem.

O que fazer para concorrer às vagas de emprego

Quem está procurando emprego deve verificar quais são os requisitos dos cargos disponíveis e se você se encaixa neles. Também é importante ver se o seu perfil profissional combina com as tarefas desenvolvidas. Uma boa dica é procurar cursos de qualificação na área desejada para ter um diferencial em relação aos concorrentes.

Ao se candidatar para uma oportunidade de trabalho, principalmente se for uma profissão concorrida, é interessante estar preparado. Conheça um pouco sobre a empresa que está oferecendo a vaga e se prepare para etapas de entrevistas e testes.

Se você está estudando para concurso, além de estudar para a prova, esteja atento aos assuntos de destaque. Muitos certames cobram uma parte discursiva, com redação, sobre temas atuais.

Leia também


você pode gostar também

Validade de concursos: como esse prazo afeta os concurseiros?

Entenda como funciona a validade de concursos públicos e saiba como esse prazo afeta a vida de todo concurseiro aprovado.

Estas 5 profissões antigas voltaram à moda no país e ganharam relevância

Conheça cinco profissões antigas que voltaram a ganhar espaço e relevância no mercado de trabalho brasileiro.

Concurso INSS: veja 5 dicas infalíveis para aplicar durante os estudos

As dicas infalíveis para aplicar durante os estudos do concurso INSS permitem que o concurseiro tenha mais organização nas etapas de aprendizagem e revisão do conteúdo.

Veja 5 coisas que você não pode colocar no seu currículo em 2022

Está procurando emprego? Saiba o que não colocar no currículo em 2022 e aumente as chances de ser convocado para uma entrevista.

5 profissões que pagam bem aos que desejam ter jornada de 20 horas semanais

Se você sempre sonhou em ter um alto salário mas sem trabalhar demais, conheça cinco profissões que pagam bem e trabalham pouco.

Profissões de Humanas: veja os 5 cargos mais bem pagos do Brasil

Sonha em começar uma carreira que paga um alto salário? Conheça cinco profissões de Humanas que podem transformar isso em realidade.