Confira 15 nomes próprios bonitos que têm origem italiana

A cultura italiana é bastante presente no Brasil, em especial no sul e sudeste, e influencia até mesmo nos nomes das crianças.

Muitos brasileiros dão nomes de origem italiana para seus filhos e, talvez, nem saibam disso. A escolha é feita apenas por achar bonito. O fato de nomes italianos serem muito comuns aqui pode ter a ver com a grande influência que a Itália tem no nosso país por causa da imigração de italianos para cá entre as décadas de 1870 e 1960.

As comunidades de imigrantes se instalaram principalmente nas regiões sul e sudeste. Graças a esse fenômeno, hoje, o Brasil tem o maior número de descendentes de italianos no mundo, chegando a 25 milhões de pessoas segundo a Embaixada da Itália.

Nomes de origem italiana

O fato de as línguas portuguesa e italiana serem muito similares, por causa da sua base no latim, faz com que brasileiros optem por nomes italianos para os seus filhos. Eles acabaram se tornando bastante comuns e muita gente nem faz ideia da origem.

Alguns são escolhidos pela sonoridade, outros pela escrita, mas todos por serem considerados nomes bonitos. Pensando nisso, o Concursos no Brasil reuniu alguns nomes, entre femininos e masculinos, de origem italiana que são bastante comuns aqui no nosso país. Veja uma lista com 15 deles:

  1. Antonella;
  2. Antônia;
  3. Bruno;
  4. Caetano;
  5. Donatella;
  6. Elisa;
  7. Emanuela;
  8. Enrico;
  9. Fábio;
  10. Giovanna;
  11. Leonora;
  12. Lorenzo;
  13. Luca;
  14. Mônica;
  15. Pietro.

É importante ressaltar que alguns podem sofrer alguma mudança na escrita por conta de uma questão estilística. Por exemplo, o nome Antonela também pode ser escrito como Antonella, que é mais comum na Itália. Ou Luca que pode ser Lucca, sendo esse formato mais popular no Brasil.

Quais os sobrenomes italianos mais comuns no Brasil?

Muitos brasileiros, mesmo que não tenham origem italiana, carregam nomes italianos em suas certidões. Mas existem vários sobrenomes italianos que são bastante comuns justamente por causa da imigração. Somente no estado de São Paulo, 32,5% da população é de ítalo-descendentes, somando 13 milhões de pessoas.

Em segundo e terceiro lugar, estão os estados do Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente, com 3,7 milhões e 3 milhões de brasileiros de origem italiana.

Confira alguns deles e seus significados:

  • De Luca – significa “filho daquele que traz luz”;
  • Gonzaga – vem da região da Itália chamada Gonzaga;
  • Fiore – significa “flor” ou “bonito como uma flor”;
  • Coppola – significa “boné”;
  • Conti – significa “contas”;
  • Lombardi – significa “de longas barbas”;
  • Castelli – significa “aquele que reside em castelo”;
  • Rossi – vem da palavra “rosso” que significa “vermelho”;
  • Fontana – significa “fonte” ou “nascente”;
  • Neri – significa “cor escura”;
  • Barone – significa “guerreiro” ou “homem livre”;
  • Barbieri – significa “que veio de longe” ou “estrangeiro”;
  • Esposito – significa “colocar para fora”.

Leia também

você pode gostar também

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.

Como começar a empreender? Veja 7 dicas para ter um negócio de sucesso

Está querendo começar a empreender em 2023 e pretende alcançar o êxito profissional? Fique por dentro de sete dicas para ter um negócio de sucesso.