Confira 15 nomes bíblicos bonitos e os seus significados

Na hora de decidir qual nome dar ao bebê, alguns pais recorrem à Bíblia. Se você é um deles, confira neste texto 15 opções de nomes bíblicos.

Para quem deseja ter filhos, o momento em que se confirma a gravidez e os que se seguem a confirmação costumam ser de muita ansiedade, alegria e euforia. Um desses momentos é a escolha do nome. Muitos pais ficam animados ao pesquisarem por nomes, fazerem lista de opções até finalmente chegarem a uma decisão final.

Para tanto, os pais geralmente recorrem a livros com nomes de bebês, a fazer pesquisa na internet e há aqueles pais que recorrem à Bíblia. Afinal, nas escrituras, há diversas opções de nomes, sendo algumas delas até bastante populares no Brasil e no mundo.

Se você está à procura de um nome que esteja no Livro Sagrado, confira, a seguir, a lista com os 15 nomes bíblicos bonitos. Confira, ainda, os significados de cada um deles.

15 nomes bíblicos e seus significados

1. Nome bíblico: Noah

Noah é um nome inglês que, na língua portuguesa, é equivalente a Noé. Segundo as escrituras, Noé é personagem bíblico que construiu uma arca e nela juntou todos os animais em casais antes de acontecer o dilúvio. Noah vem do hebraico e significa “descanso”, “repouso”, “de longa vida”.

2. Nome bíblico: Maria

Maria é uma das personagens bíblicas mais conhecidas, afinal, segundo as escrituras, ela é a mãe de Jesus. A origem do nome é incerta. Há a possibilidade de que ele venha do hebraico Myriam e significa “senhora soberana” ou “a vidente”. Outra versão afirma que o nome Maria vem do sânscrito Maryáh e significa, nesse caso, “a pureza”, “a virgindade”, “a virtude”.

3. Nome bíblico: Miguel

Na Bíblia, o nome Miguel faz referência a São Miguel Arcanjo. O nome vem do hebraico Mikhael e quer dizer “quem é como Deus”.

4. Nome bíblico: Sara

Na Bíblia, Sara é a esposa de Abraão. Até os 99 anos de idade, ela era infértil. Mas, segunda as escrituras, Deus anunciou o nascimento do seu primeiro filho: Isaac. O nome Sara significa “princesa”, “senhora”, “dama”.

5. Nome bíblico: Davi

Além de ser um dos nomes mais populares do mundo, Davi se refere a um dos personagens mais famosos da Bíblia. Foi ele quem venceu o gigante Golias e se tornou rei de Israel. O nome Davi vem do hebraico dawid e significa “amado”.

6. Nome bíblico: Ada

Segundo as escrituras, Ada foi esposa de Lameque e mãe Jabal e Jubal. A personagem bíblica é citada no livro de Gênesis, do Antigo Testamento. O nome Ada tem origem germânico e que significa “feliz”. Mas o nome também tem origem hebraica e, nesse caso, significa “ornamento”, “beleza”.

7. Nome bíblico: Benjamim

No Antigo Testamento, Benjamim é o nome dado ao filho mais novo de Jacó e Raquel. Essa por morreu ao lhe dar à luz. O nome Benjamim significa “filho da felicidade”, “o bem-amado”, “filho da mão direita”.

8. Nome bíblico: Elisa

O nome Elisa é uma variação de outro nome: Elisabete. Ele faz referência também à Isabel, personagem bíblica mãe de João Batista. Elisa significa “Deus dá”, “consagrada a Deus”.

9. Nome bíblico: João

O nome João se refere a São João Batista, personagem bíblico que, segundo as escrituras, era primo de Jesus e responsável por batizá-lo. O nome João vem do hebraico Yohannan e significa “Deus tem compaixão” ou “Deus é misericordioso”.

10. Nome bíblico: Ana

Ana é um dos nomes mais populares entre os brasileiros, seja sozinho ou acompanhado de algum outro nome. Na Bíblia, ele é citado várias vezes. O nome Ana vem do hebraico Hannah que quer dizer “graça”.

11. Nome bíblico: Gabriel

Segundo as escrituras, o anjo Gabriel foi quem avisou a Maria que ela engravidaria de Jesus. O nome Gabriel significa “homem de Deus”.

12. Nome bíblico: Dalila

No Antigo Testamento, Dalila foi quem cortou os cabelos do herói Sansão fazendo com que ele perdesse a sua força. O nome Dalila vem do hebraico Delilah e quer dizer “terna”, “dedicada” ou ainda “mulher dócil”.

13. Nome bíblico: Levi

No Antigo Testamento, Levi foi o terceiro filho de Jacó com sua primeira esposa, Lia. Dele surgiu uma das tribos de Israel, os levitas. Já no Novo Testamento, Levi era o nome de Mateus, antes de ele virar apóstolo. Levi significa “elo”, “junção”, “ligado”.

14. Nome bíblico: Eva

Segundo as escrituras, Eva foi a primeira mulher criada por Deus. Ela vivia no Jardim do Éden junto com Adão. O nome vem do hebraico Hawwâh, que significa vida. Assim, Eva quer dizer “viver”.

15. Nome bíblico: Mateus

Mateus é um dos nomes bíblicos mais populares. Ele é a forma grega de Matias que vem do hebraico mattatyah. O significado é “dom de Deus”. Na Bíblia, Mateus foi um dos doze apóstolos de Jesus.

Leia também

você pode gostar também

Tire estes aparelhos da tomada para Economizar Energia

Economizar energia elétrica pode ser mais simples do que se pensa; veja quais eletrônicos devem ficar fora da tomada.

Por que os palitos de pirulito têm um pequeno furinho na ponta?

Sempre fez questão de aprimorar os seus conhecimentos e tem a curiosidade aguçada, concurseiro? Então, descubra para que serve o furinho na ponta dos palitos de pirulito.

Entenda de onde surgiu o “sentido horário” dos relógios

Você já se perguntou por que o relógio gira em sentido horário? Este é um padrão que vem de relógios de sol antigos. Leia e entenda a seguir.

Afinal, qual é a verdadeira diferença entre poema e poesia? Entenda aqui

Apesar de parecerem idênticos, o poema e a poesia possuem algumas diferenças vitais, e que são de conhecimento essencial no mundo literário.

Grampeador tem função “secreta” que muitas pessoas ainda não conhecem

Embora todos nós usemos um grampeador de vez em quando, você provavelmente não conhece este tipo de uso secreto para ele.

15 nomes antigos que voltaram a ser populares no Brasil

Alguns dos nomes retrôs são muito populares hoje em dia no Brasil, sejam femininos ou masculinos. Confira alguns deles abaixo.