O novo concurso ITA Aeronáutica, destinado à admissão de candidatos civis no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, reabriu as inscrições. Agora, os registros poderão ser feitos entre 19 de setembro e 27 de setembro de 2022. Também foi permitido que Pessoas com Deficiência (PcD) participem.
São ofertadas 150 vagas imediatas em diversas áreas da Engenharia, conforme portaria nº 301/GC3, publicada no Diário Oficial da União.
O chamado curso fundamental é a formação ministrada nos dois primeiros anos da graduação. Já o curso profissional é realizado nos três últimos períodos, com foco na especialização escolhida.
Aprovados serão matriculados no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica, em São José dos Campos, São Paulo.
A retificação que permite a reabertura das inscrições pode ser lida na íntegra no Diário Oficial da União, página 16 da Seção 3, número 178, de 19 de setembro de 2022.
Concurso ITA Aeronáutica: inscrições
Após retificação, as inscrições para o concurso ITA Aeronáutica foram reabertas no período de 19 a 27 de setembro de 2022. Para se registrar, entre no site institucional, com taxa de participação fixada em R$ 195,00.
Inclusive, quem se registrou poderá enviar e-mail para vestita@ita.br e solicitar a troca de cargo até o fim do prazo dos registros.
Edital ITA Aeronáutica: vagas e requisitos
Além do ensino médio completo, interessados no certame devem ter idade máxima de 24 anos e estar em dia com obrigações militares. As 150 vagas do vestibular ITA Aeronáutica estão distribuídas entre as seguintes áreas:
- Engenharia Aeronáutica;
- Engenharia Eletrônica;
- Engenharia Mecânica-Aeronáutica;
- Engenharia Civil-Aeronáutica;
- Engenharia de Computação;
- Engenharia Aeroespacial.
Vestibular ITA: etapas e locais de prova
Exames de escolaridade e médico integram o processo seletivo do concurso ITA. Primeira etapa do certame, a aplicação das provas é dividida em duas fases e contará com questões sobre matérias do ensino médio:
Prova 1ª fase
- Data prevista: 16/10/22;
- Composição: 60 questões de múltipla escolha/objetivas (12 de cada matéria).
Provas 2ª fase
- Datas previstas: 8 e 9/11/22;
- Composição: dia 8 – questões dissertativas de Matemática e Química, e dia 9 – questões dissertativas de Física e Redação.
“Os candidatos habilitados são classificados de acordo com a média geral obtida, observando-se, como critério de desempate, os melhores resultados na prova de Matemática, Física e Química”, pontua o documento.
Os exames do vestibular do ITA serão aplicados nas seguintes cidades:
- Belém;
- Belo Horizonte;
- Brasília;
- Campinas;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Curitiba;
- Fortaleza;
- Goiânia;
- Juiz de Fora;
- Londrina;
- Manaus;
- Natal;
- Porto Alegre;
- Recife;
- Ribeirão Preto;
- Rio de Janeiro;
- São José dos Campos;
- São José do Rio Preto;
- Salvador;
- São Luís;
- São Paulo;
- Teresina;
- Vitória.
Saiba mais
Outras informações sobre o vestibular ITA 2023 podem ser acessadas diretamente no edital de abertura ou, em caso de dúvidas, solicitadas pelos canais: (12) 3947- 5813/5932 e vestita@ita.br.
Ao acessar a página do ITA, o candidato poderá conferir perguntas frequentes sobre a seleção, orientações para a redação, além de provas e gabaritos de anos anteriores.