Concurso GCM SP: mil vagas abertas pela Guarda Civil Metropolitana

Concurso GCM SP: Guarda Civil Metropolitana de São Paulo anuncia oportunidades para candidatos com ensino médio completo.

Já está em andamento o concurso GCM SP, que oferta mil vagas imediatas e efetivas na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Para concorrer, é exigido ensino médio completo, de acordo com os critérios do edital, publicado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

continua depois da publicidade

Os profissionais serão selecionados por meio de quatro etapas distintas, a começar pelas provas objetivas e dissertativas, aplicadas a todos os inscritos.

Concurso GCM SP: vagas e requisitos

Para o cargo intitulado Guarda Civil Metropolitano – 3ª Classe, a remuneração mensal inicial está fixada em R$ 2.180,00.

Leia também

Com jornada de 40 horas semanais, o regime de trabalho contará com horários e locais variáveis, o que inclui finais de semana, feriados e plantões noturnos, por exemplo. Interessados devem atender aos seguintes pré-requisitos:

continua depois da publicidade
  • Ensino médio completo;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH), sem restrição para atividade remunerada;
  • Estaturas mínimas de 1,60m (mulheres) e 1,70m (homens);
  • Idade máxima de 35 anos (até a data da inscrição no concurso).

Entre as mil vagas divulgadas, estão devidamente asseguradas as destinadas a candidatos negros (200) e a pessoas com deficiência – PcD (50).

Edital GCM SP: inscrições

Banca organizadora do certame, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) abre inscrições pelo site a partir 10h de 1º de abril, período que se estende até 4 de maio de 2022. Será cobrada taxa única no valor de R$ 56,00.

continua depois da publicidade

Concurso GCM SP: quatro etapas

Primeira fase do certame, a realização das provas objetiva e dissertativa está prevista para o dia 5 de junho de 2022, quando serão aplicadas 60 questões de múltipla escolha.

Além da redação, integram o conteúdo programático do exame as áreas de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-quantitativo, Realidades Municipais, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

“Serão convocados para a aferição de altura e os testes de aptidão física – TAF e para a avaliação psicológica todos os candidatos aprovados na Redação”, detalha o texto do edital. Ao todo, os profissionais passarão pelas seguintes fases:

continua depois da publicidade
  • Provas objetiva e de redação (aplicadas no mesmo dia);
  • Aferição de altura e teste de aptidão física;
  • Avaliação psicológica;
  • Avaliação de conduta social, reputação e idoneidade.

Saiba mais

O certame é válido por dois anos, contados a partir da homologação e prorrogáveis por igual período, a critério da administração pública.

Outras informações sobre o concurso GCM SP podem ser acessadas no edital de abertura, publicado no Diário Oficial de São Paulo (página 64, edição de 30/03/22).

Em caso de dúvidas, o candidato pode acompanhar a página da banca organizara ou contatá-la diretamente pelos canais: 0800 668 2175, (21) 3674-9190 e atendimento@ibade.org.br.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade