Está no ar o edital nº 005/2025 para a chamada pública Prefeitura de Santa Rosa de Lima, no estado de Santa Catarina, para a composição de banco de alfabetizadores populares no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA).
O processo é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, que destinará uma comissão formada por servidores da secretaria, com o objetivo de atender estudantes jovens, adultos e idosos.
A chamada pública visa preencher vagas para a prestação de atividade voluntária como alfabetizador popular no Programa Brasil Alfabetizado.
Não foi especificado o número exato de vagas, pois será formado um banco de reserva para futuras convocações, conforme a necessidade da administração.
Os candidatos devem ser brasileiros natos ou naturalizados e estar aptos a desempenhar atividades de alfabetização.
A carga horária será determinada conforme a necessidade do programa, e a bolsa-auxílio oferecida é de R$ 1.200,00 mensais, condicionada à entrega do relatório de atividades e do Termo de Compromisso no prazo estipulado.
Como se trata de atividade voluntária vinculada a programa específico, não há benefícios adicionais.
Como se inscrever
As inscrições para a chamada pública ocorrem presencialmente no dia 6 de maio de 2025, às 8h, na Secretaria Municipal da Educação, localizada na sede da Prefeitura de Santa Rosa de Lima, Rua 10 de Maio, Centro.
O edital não menciona cobrança de taxa de inscrição. Para efetivar a participação, os interessados devem apresentar currículo com as devidas comprovações de formação acadêmica e experiência profissional.
Além disso, os candidatos devem estar disponíveis para as atividades de formação inicial e continuada exigidas pelo programa.
Da seleção

Chamada pública Prefeitura de Santa Rosa de Lima – SC selecionará candidatos por meio de avaliação curricular. Foto: montagem / Concursos no Brasil.
O processo seletivo será composto por análise curricular, observando a formação acadêmica e a experiência profissional dos candidatos.
A classificação ocorrerá no mesmo dia da seleção, e, em caso de empate, terá preferência o candidato com maior tempo de experiência em atividades de alfabetização.
Mais detalhes
Estas e outras informações estão disponíveis no edital, divulgado no site do Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina.
Mais detalhes podem ser solicitados pelo telefone: (48) 3654-0137 ou pelo e-mail: [email protected].