Foi publicado o edital n.º 001/2025 do processo seletivo Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) visando o preenchimento de 40 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para o curso de Assistente Administrativo do Programa Estação Educar (turmas de 2025).
A validade da seleção, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Sul, será compatível com o período do curso de aprendizagem definido pelo SENAI-RS ou por prazo não superior a dois anos.
Requisitos
Podem participar candidatos com idade entre 14 e 24 anos incompletos, sendo que a idade máxima não se aplica a pessoas com deficiência.
Os interessados devem estar regularmente matriculados e frequentando o ensino médio, ter disponibilidade para cumprir a carga horária de quatro horas diárias e pertencer à família de baixa renda, conforme critérios informados no edital.
O curso, com carga horária de 800 horas-aula, será ministrado na Escola de Educação Profissional Senai Visconde de Mauá, em Porto Alegre.
A formação aborda temas como organização de documentos, apoio administrativo, organização de escritório, português, informática básica, comunicação, atendimento ao cliente, gestão de pessoas, departamento de pessoal, legislação, estrutura organizacional, logística e processos de compras.
A Trensurb oferece aos aprendizes remuneração compatível com o salário mínimo-hora nacional, vale-transporte, vale-refeição e assistência odontológica.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, no período de 21 de outubro de 2024 a 2 de novembro de 2024, através do site da Trensurb.
É fundamental que o candidato esteja ciente dos requisitos para inscrição especificados no edital, incluindo a residência em uma das seguintes cidades: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo ou Novo Hamburgo.
Etapas de avaliação
O processo seletivo Trensurb será composto por sete etapas: inscrição, sorteio, entrevista e comprovação de requisitos, exames médicos, apresentação de documentos, contratação do aprendiz e matrícula no SENAI-RS.
Os candidatos sorteados participarão de uma palestra de esclarecimentos sobre o programa e serão convocados para entrevista individual e comprovação de requisitos, acompanhados por um responsável caso sejam menores de idade.
A classificação dos candidatos será baseada em uma pontuação total, considerando renda familiar, participação no programa Bolsa Família, assiduidade escolar e notas/conceitos.
Os 20 primeiros classificados de cada turno, além de um cadastro reserva de 40 candidatos, serão convocados para a avaliação médica. Os candidatos aprovados nesta etapa serão considerados aptos para o programa.
Edital e contato
Para saber mais detalhes sobre a seleção, é importante ler com atenção o edital de abertura. O documento pode ser localizado no site da Trensurb.