O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade publicou três novos editais para o processo seletivo ICMBio, que busca agentes temporários ambientais, com oportunidades em diferentes regiões do país.
A seleção será realizada por meio de análise curricular, testes físicos e entrevistas, conforme a área de atuação e a unidade de lotação. As vagas são para atuação nos municípios de São José do Barreiro (SP), Goiânia (GO) e Mossoró (RN).
Os editais
Os editais somam 27 vagas distribuídas em diferentes locais de atuação.
O edital ICMBio Mossoró – RN oferece 10 vagas para a área temática de prevenção e combate a incêndios níveis I e II, com cargos de Brigadista e Chefe de Esquadrão.
Já, o edital ICMBio Gerência Regional 3 – Centro – Oeste oferece 1 vaga para a área temática de Gestão de Unidade de Conservação nível III.
Por fim, o edital ICMBio de Gestão Integrada de Paraty, oferece 16 vagas para a área temática de Prevenção e Combate a Incêndios, com cargos de Brigadista e Chefe de Esquadrão, níveis I e II.
Os editais abrangem salários equivalentes a 1 salário mínimo para brigadistas, 1,5 salário mínimo para chefes de esquadrão e 2,5 salários mínimos para agente de gestão de unidade de conservação, também com benefícios previstos nos respectivos editais.
Todos os cargos exigem a formação de ensino fundamental.
Como participar

Processo seletivo ICMBio recebe inscrições de modo presencial e por e-mail. Foto: montagem / Concursos no Brasil
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de acordo com as orientações de cada edital.
O ICMBio Mossoró recebe inscrições de 5 a 8 de maio de 2025, tanto presencialmente na sede do NGI em Mossoró ou nas bases de Baraúna e Açu (RN), quanto pelo e-mail [email protected].
Para o ICMBio Goiânia, o prazo é de 2 a 8 de maio de 2025, exclusivamente via e-mail [email protected].
Para o ICMBio Paraty, as inscrições ocorrem entre os dias 28 de abril e 8 de maio de 2025, presencialmente na Base Avançada do NGI em São José do Barreiro (SP) ou pelo e-mail [email protected].
Em todos os casos, os candidatos devem preencher a ficha de inscrição e apresentar a documentação comprobatória exigida.
Da classificação
As provas também variam conforme o documento escolhido.
Nos editais de Paraty e Mossoró, o processo seletivo será composto por duas etapas: um Teste de Aptidão Física (TAF) e um Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA), seguidos de um curso de formação.
A classificação dos candidatos levará em conta o desempenho nos testes físicos e no curso, considerando critérios de desempate como menor tempo no TAF, maior idade e maior escolaridade.
Já para o edital de Goiânia, o processo envolverá uma análise curricular e uma entrevista individual, sendo avaliadas experiências anteriores e afinidade com as atividades a serem desempenhadas.
Orientações
Informações completas sobre cada processo seletivo estão disponíveis no site oficial do ICMBio nas respectivas páginas de divulgação.